Hugo Calderano conquista título da Copa América de Tênis de Mesa

O mesatenista carioca Hugo Calderano, terceiro no ranking mundial, conquistou neste domingo (1º) o título da Copa América, realizada em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Com a vitória, Calderano garantiu sua vaga na Copa do Mundo em Macau, China, onde foi campeão no ano anterior.

Calderano manteve-se invicto na competição e derrotou na final o anfitrião Kanak Jha, que ocupa a 21ª posição no ranking, por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9. Após a vitória, Calderano expressou sua satisfação: ‘Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano no ano passado, é um dos melhores jogadores do mundo. Eu sabia que seria um jogo difícil, ainda mais jogando em casa, onde ele conhece o local melhor do que eu. Estou feliz por conquistar esse título, vencer a Copa Pan-Americana e ir para casa com o troféu’.

Antes da final, Calderano enfrentou o argentino Horacio Cifuentes na semifinal, vencendo sem dificuldades por 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/6, 11/8 e 11/4.

Na competição feminina, a paulista Bruna Takahashi, 20ª no ranking, foi eliminada na semifinal pela norte-americana Amy Wang, 39ª no ranking, perdendo por 4 sets a 1, com parciais de 13/11, 11/3, 3/11, 15/13 e 12/10. Apesar da eliminação, Takahashi garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Macau por ter alcançado as semifinais da Copa América. O Mundial de Macau acontecerá de 30 de março a 5 de abril.

Outros resultados incluem a eliminação de Giulia Takarashi nas quartas de final, após derrota para a canadense Mo Zhang por 4 sets a 0. Karina Shiray foi eliminada nas oitavas de final por Amy Wang, enquanto no masculino, Guilherme Teodoro também caiu nas oitavas diante de Kanak Jha, com Jha vencendo por 4 sets a 1.

Fonte: Agência Brasil