No carnaval deste ano, o Rio de Janeiro terá um número recorde de 803 blocos inscritos, conforme autorizado pela Empresa Municipal de Turismo do Rio (Riotur). Entre esses, 35 blocos farão sua estreia, prometendo atrair cerca de 6 milhões de pessoas, incluindo moradores e turistas, que irão ocupar ruas, praças e avenidas da cidade.
Um dos novos blocos autorizados é o Forró da Taylor, fundado por Igor Conde. O bloco surgiu em 2017 como uma reunião de amigos músicos forrozeiros na Rua Taylor, em Santa Teresa, e cresceu até se tornar um evento que reúne 1,5 mil pessoas na Praça Glauce Rocha. O Forró da Taylor começou a desfilar no carnaval de 2022 de forma não oficial e, neste ano, fará sua apresentação oficial no Largo de São Francisco, no centro, no Sábado de Carnaval.
O bloco é conhecido por incorporar músicas de carnaval e do repertório pop em ritmo de forró pé de serra. Igor descreve o estilo como ‘forró xucado’, uma mistura irreverente que se tornou um novo gênero musical carioca.
Além dos blocos oficiais, há também os não oficiais, como o Treme Treme, fundado por Gabi Assis. Com temática de pagode baiano e funk carioca, o bloco promete fazer todos dançarem com suas coreografias e corpo de baile. O desfile está programado para 7 de fevereiro, com local ainda a ser confirmado.
Outro bloco não oficial é o Alto Astral, liderado por Thadeu Marinho. Com músicas alegres e apresentações circenses, o bloco ensaia no Aterro do Flamengo e planeja uma apresentação parada no sábado de carnaval, com o local sendo divulgado na véspera para evitar superlotação.
