Brasileiros estreiam nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina

A terça-feira (10) marcou a estreia dos primeiros atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, Itália. Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura participaram da prova de qualificação do esqui cross-country, mas não avançaram à final. Apenas os 30 primeiros colocados em cada categoria seguiram na disputa por medalhas. Os brasileiros ainda competirão em outras provas nesta edição.

Manex Silva, natural de Rio Branco (AC), obteve o melhor resultado do Brasil na modalidade, terminando em 48º lugar entre 90 competidores, com o tempo de 3min25s48. O norueguês Johannes Klaebo, seis vezes campeão olímpico, liderou a prova com 3min07s37.

“Eu estava sonhando com um resultado assim. É verdade que sou muito exigente, tenho expectativas altas, mas estou feliz porque acho que fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e não poderia ter ido melhor”, afirmou Manex, que superou a 66ª colocação de Jaqueline Mourão nos Jogos de Vancouver em 2010.

A paulista Duda Ribera também obteve a melhor pontuação entre as brasileiras, terminando em 72º lugar com 4min17s05 e 226,67 pontos FIS. Duda, irmã do esquiador paralímpico Cristian Ribera, destacou a importância da evolução mental para seu desempenho.

Bruna Moura, uma das estreias mais aguardadas, retornou às competições após um grave acidente de carro há quatro anos. Ela finalizou a prova na 74ª posição, com 4min22s07 e 254,53 pontos FIS. “Estou muito feliz. Ver a linha de chegada já significou tudo para mim. Agora posso oficialmente dizer: atleta olímpica”, comemorou a esquiadora de 31 anos.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais