A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (OCAM da ECA-USP) inicia a pré-temporada de concertos de 2026 com apresentações nesta terça-feira, amanhã e na quinta-feira. Os eventos são gratuitos e ocorrem no Instituto Tomie Ohtake e no Centro Cultural Camargo Guarnieri, oferecendo um repertório que abrange sons contemporâneos, clássicos e populares.
O evento é dividido em três programas: Cordas, Sopros e Percussão, e Ensemble, um grupo misto que explora diferentes formações instrumentais e linguagens. Nos concertos de sopro e percussão, sob a regência de André Bachur, a OCAM contará com a participação da multi-artista Jéssica Gaspar, que apresentará a canção ‘Deus é uma Mulher Preta’, destacando a música afro-brasileira.
Outro destaque é a homenagem ao compositor Hermeto Pascoal com a estreia da obra ‘Bruxo Campeão’, composta por Carlos dos Santos. No grupo de cordas, obras de Aaron Copland e Benjamin Britten serão apresentadas sob a regência de Claudia Feres, com destaque para a execução de ‘Danças Sacra e Profana para Harpa e Cordas’ de Claude Debussy.
O grupo de Ensemble, regido por Ricardo Bologna, apresenta ‘Mosaico Contemporâneo’, incluindo uma homenagem a Olivier Toni com ‘Improviso para Violoncelo Solo’. O repertório também contempla composições japonesas, como ‘Kojo No Tsuki’ e ‘Três Baladas para Hida’.
Ricardo Bologna, maestro da OCAM, destaca a expansão da pesquisa musical no Brasil, que agora inclui sons de origem latina, africana e asiática. Jéssica Gaspar ressalta a importância de repensar a inclusão de músicas não europeias nas graduações, questionando o que é considerado clássico e propondo uma revisão curricular nos cursos de música.
