Campeonato Brasileiro Feminino 2026 começa com transmissão ao vivo

A partida de abertura da edição 2026 da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol será transmitida ao vivo pela TV Brasil. Nesta quinta-feira (12), a partir de 21h (de Brasília – 20h no horário local), Mixto e Flamengo se enfrentam no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá.

O Mixto disputa a elite do Brasileirão pela terceira vez, após a última participação em 2015. A equipe garantiu a vaga após a desistência de Real Brasília e Fortaleza de manterem seus departamentos de futebol feminino. O Vitória também herdou uma vaga.

O Flamengo participa do campeonato pela 12ª vez, sendo o segundo time com mais presenças, atrás apenas da Ferroviária. As Meninas da Gávea são a única equipe fora do estado de São Paulo a já ter sido campeã, em 2016.

Para o retorno à primeira divisão, o Mixto aposta em um elenco experiente com reforços como a goleira Thaís Helena, de 38 anos, e a meia paraguaia Fany Gauto. O técnico é Adilson Galdino, tricampeão da Libertadores pelo São José.

O Flamengo alterou sua estratégia para 2025, reduzindo investimentos e aproveitando mais a base. O clube manteve estrelas como Djeni e Cristiane, mas liberou jogadoras importantes, como Agustina Barroso e Gláucia.

A expectativa é que ao menos 10 jogadoras da base reforcem o time comandado por Celso Silva, que assumiu após a saída de Rosana Augusto. A equipe sub-20 do Flamengo foi vice do Brasileirão em 2025 e conquistou a Copinha Feminina.

A primeira rodada continua na sexta-feira (13), às 21h, com o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, enfrentando o América-MG na Arena Crefisa, em Barueri (SP), também com transmissão ao vivo pela TV Brasil.

O regulamento do campeonato permanece semelhante aos anos anteriores, mas agora com 18 participantes. As equipes se enfrentam em turno único, com as oito melhores indo para as quartas de final e as duas piores sendo rebaixadas.

O Corinthians estreia na sexta (13), às 21h, contra o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte. Favorito, o Timão esteve presente nas últimas nove finais do campeonato.

O Palmeiras, que tem sido um rival difícil para o Corinthians, trouxe reforços significativos nesta temporada, incluindo o retorno de Bia Zaneratto. O Cruzeiro também investiu na equipe, mantendo sua espinha dorsal e trazendo novas jogadoras.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais