Cultura e resistência: Leci Brandão, Xande de Pilares e Conceição Evaristo são homenageados no carnaval carioca

Três figuras de destaque na cultura brasileira, Leci Brandão, Xande de Pilares e Conceição Evaristo, serão homenageadas nos desfiles da Série Ouro, que acontecem na Marquês de Sapucaí a partir desta sexta-feira (13). A Série Ouro, antigo grupo de acesso, conta com 15 escolas disputando uma vaga no Grupo Especial em 2027.

A Unidos de Bangu homenageará Leci Brandão com o enredo ‘As coisas que mamãe me ensinou’, inspirado em uma de suas músicas. O desfile abordará a trajetória de Leci, destacando a influência familiar, sua construção como mulher negra e artista, e sua atuação parlamentar. Leci, que já foi homenageada em São Paulo pela Acadêmicos de Tatuapé, expressou sua emoção ao saber que seria tema de uma escola carioca.

Xande de Pilares será celebrado pela Unidos do Jacarezinho com o enredo ‘O ar que se respira agora inspira novos tempos’. O desfile destacará sua trajetória no mundo do samba. Apesar de inicialmente hesitante em aceitar a homenagem, Xande reconheceu a importância de ser celebrado em vida. Ele acompanhou o desenvolvimento do enredo e participou da escolha do samba, fazendo ajustes para incluir aspectos pessoais de sua história.

O Império Serrano homenageará a escritora Conceição Evaristo com o enredo ‘Ponciá Evaristo Flor do Mulungu’, desenvolvido por Renato Esteves. O enredo se baseia nas escrevivências de Conceição, misturando biografia e ficção. A escola destacou a identificação da comunidade com a obra da escritora, que reflete as vivências de mulheres negras.

A Unidos do Jacarezinho enfrentou um incêndio que destruiu fantasias e adereços, o que levou o presidente da escola a pedir que a agremiação não fosse julgada este ano. Xande de Pilares lamentou o ocorrido, mas ressaltou que desafios são parte da vida e podem trazer ensinamentos.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais