As previsões climáticas para o início do carnaval indicam chuvas isoladas em várias regiões do Brasil. Nas cidades onde a festa é mais intensa, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, a tendência é que as chuvas ocorram à tarde, com temperaturas subindo ao longo do dia, conforme informou Lady Custódio, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Custódio explicou que, no Rio de Janeiro, as temperaturas podem atingir 36 graus. Já em outras áreas, como a Região Sul, há um ‘perigo potencial de tempestade’, especialmente no sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná, são esperadas chuvas intensas, podendo ultrapassar 60 mm por hora.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve ser mais estável, com possibilidade de chuvas apenas na parte norte. Em Porto Alegre, a expectativa é de tempo aberto, favorável para o carnaval. No Norte e Nordeste, há previsão de chuvas intensas em áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre, com ventos de até 100 km/h.
Na faixa litorânea do Nordeste, exceto na Bahia, podem ocorrer chuvas de até 50 mm por dia, com ventos de 60 km/h. No Sudeste, a tendência é de calor e tempo aberto, sendo importante a hidratação. Brasília também terá clima quente, com temperaturas em torno dos 30 graus, e possíveis chuvas isoladas.
Para aqueles que preferem atividades na natureza durante o carnaval, a meteorologista recomenda atenção às previsões do tempo, especialmente para quem planeja visitar cachoeiras. É importante seguir as orientações da Defesa Civil e evitar áreas suscetíveis a alagamentos ou queda de raios, como árvores e postes de energia.
