Desfiles do Grupo Especial encerram carnaval paulistano no Anhembi

Para fechar os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval paulistano, sete das 14 componentes da divisão de elite estarão no Sambódromo do Anhembi na noite deste sábado e madrugada de domingo.

As agremiações apresentam enredos que vão dos girassóis de Van Gogh à arte e memória da atriz Léa Garcia. A apuração das notas está prevista para as 16h de terça-feira.

A Império da Casa Verde abre a noite com o enredo ‘Império Dos Balangandãs: Joias Negras Afro-brasileiras’, relembrando a escravidão e a tradição em ourivesaria africana. Em seguida, a Águia de Ouro canta a cidade de Amsterdã com o samba ‘Mokum Amsterdã – O Voo da Águia à Cidade Libertária’, referenciando Van Gogh.

A Mocidade Alegre homenageia a atriz Léa Garcia com o samba-enredo ‘Malunga Léa, Rapsódia de uma Deusa Negra’, destacando sua luta pela igualdade racial. A Gaviões da Fiel desfila com o enredo ‘Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã’, exaltando os povos indígenas.

A Estrela do Terceiro Milênio homenageia Paulo César Pinheiro com o enredo ‘Hoje a Poesia Vem ao Nosso Encontro: Paulo César Pinheiro, uma Viagem pela Vida e Obra do Poeta das Canções’. A Tom Maior traz Chico Xavier à avenida com ‘Chico Xavier. Nas Entrelinhas da Alma, as Raízes do Céu em Uberaba’.

Encerrando os desfiles, a Camisa Verde e Branco canta sobre o orixá Exu no samba ‘Abrindo Caminhos’, evocando o caráter protetor da entidade de tradição Yorubá.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais