Inmet emite alerta laranja para chuvas e ventos fortes em São Paulo e outros estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (18) um alerta laranja para chuvas e ventos intensos em grande parte do estado de São Paulo, além de algumas regiões do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

O alerta laranja indica situação de perigo e é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, ficando abaixo apenas do alerta vermelho. Segundo o Inmet, as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou representar um acumulado entre 50 e 100 mm por dia. Já os ventos podem atingir até 100 quilômetros por hora.

O alerta estará em vigor até as 10h de quinta-feira (19) e se aplica a praticamente todo o estado paulista, além do Triângulo Mineiro, Sul Fluminense, Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas, Norte Pioneiro Paranaense e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

A Defesa Civil de São Paulo informa que as chuvas fortes devem atingir principalmente a faixa leste do estado, sendo provocadas pela passagem de uma frente fria em alto-mar. Nesta quarta, as chuvas são esperadas à tarde, com previsão de raios, fortes rajadas de vento e até queda de granizo. Para quinta ainda há previsão de pancadas de chuva isoladas, por vezes fortes.

Na sexta-feira (20), a previsão para o estado de São Paulo é de sol entre nuvens, o que pode elevar as temperaturas. No decorrer do dia, o calor e a alta umidade podem provocar pancadas de chuva isoladas com raios e rajadas de vento. A Defesa Civil recomenda maior atenção para as regiões que fazem divisa com Minas Gerais e o leste paulista, onde há risco de transtornos.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais