O Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, unidade integrante da rede estadual de saúde, divulgou o balanço dos atendimentos realizados durante o período de Carnaval, compreendido entre a sexta-feira (13) e a terça-feira (17). Ao longo dos cinco dias de plantão, foram registrados 440 atendimentos, entre urgências, emergências e consultas ambulatoriais.
Durante o plantão de Carnaval, o hospital realizou 51 cirurgias, sendo 31 eletivas e 20 de urgência. Entre os procedimentos realizados estão 15 cirurgias oncológicas, 14 ortopédicas, nove gerais, seis urológicas, quatro vasculares, duas reconstrutoras e uma bucomaxilofacial. No período, também foram realizadas 359 tomografias, 209 raios X, 32 ultrassonografias, 18 ecocardiogramas e 2.833 exames laboratoriais.
A sexta-feira concentrou o maior número de atendimentos, com 97 registros. No sábado (14), 88 pessoas procuraram a unidade; no domingo (15), foram 76 atendimentos; na segunda-feira (16), 92; e, na terça-feira de Carnaval (17), outras 87 pessoas receberam assistência médica.
Do total de pacientes atendidos, 93 precisaram ser internados para observação e tratamento complementar. As principais causas de internação foram Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), quadros de dor intensa, necessidade de hemotransfusão de controle, mal-estar, crise convulsiva, problemas vasculares, infecções e vítimas de sinistros de trânsito.
Entre os motivos que mais levaram a população a procurar o hospital, as quedas lideraram as ocorrências, com 83 casos, seguidas de dor (72) e mordida de animal (18). Também foram registrados atendimentos por dispneia, insuficiência arterial (IAN), traumas e mal-estar. Além dessas demandas, a unidade atendeu seis vítimas de agressão física, três pacientes com crise nervosa, dois casos de desmaio, duas ocorrências por tentativa de suicídio e um atendimento para sangria terapêutica, entre outros casos clínicos e cirúrgicos.
No período, o hospital recebeu 29 vítimas de sinistros de trânsito. Destas, 26 estavam envolvidas em acidentes com motocicletas, duas com bicicleta e uma com automóvel, evidenciando a predominância de ocorrências envolvendo motos na região. Além de pacientes de Patos, o hospital também prestou assistência a vítimas oriundas dos municípios de Cacimbas, Catingueira, Desterro, Imaculada, Maturéia, Passagem, Salgadinho, São Bento, São José de Espinharas e São Mamede, reforçando seu papel como unidade de referência regional.
O diretor-geral da unidade, Francisco Guedes, avaliou o período como dentro das expectativas para um feriado prolongado e destacou o comprometimento da equipe multiprofissional. “Mesmo com o aumento natural da demanda neste período de folia, conseguimos manter o fluxo organizado e garantir assistência segura e eficiente à população. Agradeço a todos os profissionais pelo empenho e dedicação durante o plantão de Carnaval”, ressaltou, lembrando o papel estratégico da unidade na assistência à população dos 89 municípios do Sertão, dos quais é referência em atendimentos de média e alta complexidade, urgência e emergência, hemodinâmica, cirurgias, clínica geral e oncologia, por meio do Hospital do Bem, que integra a unidade.