Carnaval 2026: Segurança mantém estabilidade nas ocorrências de homicídio e locais de festa sem registros de casos graves

O trabalho de prevenção e de repressão qualificada realizado pelas forças de Segurança da Paraíba no período carnavalesco este ano conseguiu reduzir a ocorrência de assassinatos nos municípios paraibanos, assim como manter o número de registros zerados no que se refere a mortes e outras ocorrências graves em locais de festa. 
 
De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, de 13 a 17 de fevereiro de 2026, houve uma redução de 5% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em relação a 2025 (19 contra 20), indicando estabilidade do cenário em comparação ao ano anterior. 
 
A 1ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange capital e litorais Norte e Sul, concentrou 68% dos registros, com aumento de um caso em comparação a 2025. As 2ª e 3ª Regiões Integradas, de Campina Grande, e Sertão, respectivamente, apresentaram redução de participação, com apenas um CVLI cada.
 
Crimes contra mulheres – Em relação às mortes violentas com vítimas do sexo feminino, em 2025 foram registrados dois feminicídios e um homicídio doloso de mulher. Em 2026, houve um feminicídio e um homicídio doloso de mulher, indicando redução no número absoluto desses eventos.
 
Este ano, além de todo o efetivo da Segurança Pública, que esteve escalado para trabalhar nos festejos carnavalescos, desde as prévias de João Pessoa até esta quarta-feira de Cinzas, o planejamento contou com uso de tecnologia de videomonitoramento por meio de 1500 câmeras conectadas aos Centros Integrados de Comando e Controle de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Leia mais