Fotos: Francisco França
O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta quinta-feira (19), o Centro de Controle Operacional e da Automação do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande João Pessoa. A obra recebeu investimentos de R$ 28 milhões e, entre outros benefícios, vai oferecer sustentabilidade ambiental, eficiência operacional, melhor qualidade da água e redução de custos — a intervenção contempla mais de 1 milhão de pessoas.
A automação de sistemas de abastecimento d’água se dará por meio da integração de tecnologias, como sensores, controladores lógicos programáveis (CLPs), SCADA, que vai permitir o monitoramento do sistema em tempo real, e IoT, para coleta e troca de dados — fazendo com que, por exemplo, haja redução no consumo de energia em até 30% nas estações de bombeamento, assim como redução de perdas d’água. Outra vantagem é uma melhor prestação de serviço ao usuário da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Na solenidade, que ocorreu em Marés, João Azevêdo evidenciou a importância do novo Centro de Controle Operacional da Cagepa. “Esse é um investimento que vai na direção da melhoria da qualidade do serviço. Saber que, a partir de agora, ligar um registro ou fechar uma bomba sem que haja o deslocamento de uma equipe é extraordinário, evitando, inclusive, desperdícios. Isso é eficiência que estamos celebrando hoje aqui”, disse, ao destacar outros investimentos em recursos hídricos na Paraíba, como as adutoras do Cariri e do Curimataú.
“Hoje estamos entregando uma daquelas ações que, muitas vezes, são invisíveis aos olhos da população — porque, de uma forma geral, a população nem vai conhecer esse sistema, mas vai sentir os seus benefícios, como já sente em Campina Grande as vantagens da automação do sistema de lá. O sistema que estamos entregando agiliza a resposta à população naquilo que se refere ao abastecimento d’água”, acrescentou João Azevêdo.
O secretário da Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seirh), Deusdete Queiroga, também ressaltou a importância da automação da Cagepa. “É uma grande alegria estar aqui e celebrar um momento tão importante na qualidade de vida da população da Grande João Pessoa. A Cagepa tem recebido toda a atenção do Governo para que possa cada vez mais prestar um melhor serviço à população. São investimentos em segurança hídrica que não param aí. São R$ 240 milhões que estão sendo investidos apenas na Região Metropolitana de João Pessoa, dentro do PSH 1 e PSH 2”, disse, fazendo referência aos projetos de segurança hídrica por meio de financiamento com o Banco Mundial.
O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, observou que o novo Centro de Controle Operacional coloca a Companhia como uma das mais modernas do Brasil. “Temos o orgulho de dizer que, com essa automação, a Cagepa se encontra entre as cinco mais modernas do País. A Companhia tem todos os seus ativos georreferenciados, existe todo um planejamento e isso se reflete numa melhor prestação de serviços à população, seguindo a orientação do governador João Azevêdo”, comentou.
“Pela minha cabeça, passa um filme de como a Cagepa se encontrava tempos atrás e, como parlamentar, fui testemunha das disputas que a empresa enfrentava. Hoje, deu orgulho entrar naquela sala e ver o quanto ela tem avançado, resultado do compromisso do governador João Azevêdo e de toda uma equipe comprometida com esse Estado”, acrescentou o deputado estadual João Gonçalves.
A solenidade de inauguração do novo sistema de automação da Cagepa foi prestigiada, ainda, por Virgiane Melo, secretária-executiva da Infraestrutura e Recursos Hídricos; Porfírio Catão, presidente da Agência de Águas da Paraíba (Aesa); José Otávio Maia, presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB); e Cláudia Cabral, promotora de Justiça e coordenadora do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Os vereadores Jailma Carvalho, Milanez Neto e Zezinho Botafogo também prestigiaram a solenidade, assim como o deputado estadual Júnior Araújo.
Os benefícios — O Centro de Controle Operacional e da Automação do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande João Pessoa proporciona à população os seguintes benefícios: eficiência operacional, com controle preciso de pressão e vazão em tempo real, detecção imediata de vazamentos e falhas, otimização do consumo de energia em estações de bombeamento, assim como redução de perdas de água.
Outra grande vantagem é melhorar ainda mais a qualidade da água consumida pela população da Grande João Pessoa, com monitoramento contínuo de parâmetros, como o pH, cloro residual e turbidez, assim como resposta rápida a possíveis eventos de contaminação.
O novo sistema fortalece, ainda, a gestão de recursos, com a previsão de demanda com base em padrões históricos e em tempo real, gestão inteligente de reservatórios e otimização do uso de produtos químicos para tratamento. Com isso, se terá redução de custos — o consumo de energia deve diminuir em até 30% e ocorrerá aumento da vida útil dos equipamentos, o que também fortalece a sustentabilidade ambiental.
Melhor atendimento — Os investimentos feitos no sistema de abastecimento da Grande João Pessoa vão melhorar também o atendimento ao usuário da Cagepa, que passa a contar com rápida detecção de interrupções no fornecimento pela Companhia, comunicação ainda mais eficiente sobre manutenções programadas e sistemas de telemetria para medição remota.
A partir de agora, as decisões serão ainda mais tomadas com base em dados, com análises preditivas para as manutenções preventivas e relatórios automáticos de desempenho do sistema, melhorando, ainda, a base de dados histórica para planejamento de expansões.
A implementação de sistemas automatizados representa um investimento estratégico que, além de melhorar a eficiência operacional, contribui para a sustentabilidade dos recursos hídricos e garante um serviço mais confiável para a população.
