Home / Paraíba / UFPB lança caderno com orientações para retomada do turismo na Grande João Pessoa

UFPB lança caderno com orientações para retomada do turismo na Grande João Pessoa

Os professores Denise Gadelha, Fabiane Nagabe, Lyvia Barros e Thyago Velozo, do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançaram caderno (link) com orientações preventivas para a retomada das atividades turísticas na Grande João Pessoa. O e-book está disponível para download gratuito.

A fim de recuperar um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo, o livro digital contém instruções para procedimentos de limpeza, manutenção, conduta e comunicação, com o intuito de garantir biossegurança aos profissionais do setor e aos turistas.

Com base nas diretrizes de diferentes entidades nacionais e internacionais, o livro digital habilita toda cadeia produtiva, desde o setor de eventos ao de receptivo e transporte de passageiros, meios de hospedagens, estabelecimentos de serviços de alimentação e transporte marítimo e fluvial.

“Nosso trabalho está de acordo com as avaliações e liberações do governo do estado, que instituiu protocolos para algumas áreas, porém não abarcou dimensões como os receptivos e os passeios de barco.  Desse modo, nossa proposta vem para melhorar os protocolos já existentes. Inclusive, nosso caderno passou pela avaliação do Comitê do Novo Normal da Paraíba”,  explica o professor Thyago Velozo.

A elaboração do caderno é uma das ações do projeto de extensão “Turismo + Seguro na Paraíba”, que tem a finalidade de cooperar para o combate à Covid-19 no estado. A iniciativa tem acompanhado a adesão dos meios de hospedagens ao selo “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo.

“O projeto parte das orientações preventivas, perpassa pela aceitação e pactuação com entidades e empresas, para adoção das orientações. Prevemos uma etapa de capacitação e qualificação de estudantes e empresas”, conta Thyago Velozo.

O próximo passo do projeto da UFPB é mapear as empresas que cumprem as orientações, para compor o “Roteiro Seguro da Paraíba /João Pessoa”.

Thyago Velozo reforça que o caderno é a primeira fase de um projeto maior e mais audacioso. “Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da atividade turística da Paraíba de forma segura e responsável, com o objetivo de se tornar referência no país”.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a expectativa é a de que o setor vivencie uma queda de 70% neste ano, a maior desde os anos 1950. No Brasil, o turismo perdeu R$ 62 bilhões entre março e maio de 2020, de acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).



Com reportagem de Carlos Germano e edição de Pedro Paz | Ascom/UFPB

Marcado: