Um acordo envolvendo minerais críticos e terras raras foi assinado hoje entre os governos do Brasil e da Índia. Em declaração à imprensa realizada em Nova Delhi, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, informou que o acordo é ‘um grande passo’ para os dois países.
Modi destacou que o acordo assinado sobre minerais críticos e terras raras é um grande passo em direção a construir cadeias de suprimento resilientes. Ao lado de Modi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a assinatura desse acordo coloca a tecnologia ‘a serviço do desenvolvimento inclusivo’.
Lula ressaltou a evolução indiana em setores de ponta, como tecnologia da informação, inteligência artificial, biotecnologia e exploração espacial, criando oportunidades de cooperação com o Brasil. Ele enfatizou o compromisso com uma agenda que coloca a tecnologia a serviço do desenvolvimento inclusivo, ampliando investimentos e cooperação em energias renováveis e minerais críticos.
O Brasil detém as segundas maiores reservas globais desses recursos, atrás da China. Durante o encontro realizado em Nova Delhi, os dois líderes assinaram um memorando de entendimento também nas áreas de comércio, empreendedorismo, defesa e saúde.
Modi afirmou que há possibilidades ilimitadas de cooperação na área de saúde e farmacêutica, com o objetivo de melhorar o fornecimento de medicamentos a preço acessível e de qualidade para o Brasil.
