O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza uma reunião de emergência neste sábado (28) para discutir os ataques recentes no Oriente Médio. A pauta inclui as ações militares realizadas pelos Estados Unidos e Israel contra o Irã.
A reunião está sendo transmitida ao vivo, permitindo que o público acompanhe as discussões em tempo real. O Conselho de Segurança, composto por 15 membros, cada um com direito a um voto, tem a responsabilidade de manter a paz e a segurança internacionais.
O grupo lidera a determinação da existência de ameaças à paz ou atos de agressão, instando as partes envolvidas a buscar soluções pacíficas. O conselho também pode recomendar métodos de ajuste ou termos de acordo, além de ter a autoridade para impor sanções ou autorizar o uso da força para restaurar a paz.
Conforme a Carta das Nações Unidas, todos os Estados-Membros são obrigados a cumprir as decisões do conselho. O Conselho de Segurança inclui cinco membros permanentes – China, França, Federação Russa, Reino Unido e Estados Unidos – e outros membros como Bahrein, Colômbia, República Democrática do Congo, Dinamarca, Grécia, Letônia, Libéria, Paquistão, Panamá e Somália, que têm mandatos de dois anos.
