O Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP) puniu o zagueiro Gustavo Marques, do Bragantino, com uma suspensão de 12 jogos devido a declarações machistas feitas contra a árbitra Daiane Muniz após a partida contra o São Paulo pelo Campeonato Paulista.
Além disso, em julgamento realizado na última quarta-feira (4), a corte determinou que o jogador pague uma multa de R$ 30 mil.
No dia 21 de fevereiro, após a derrota do Bragantino para o São Paulo, Gustavo Marques questionou e criticou a escalação da árbitra, afirmando que a Federação Paulista não deveria colocar uma mulher para apitar jogos de grande importância. Ele se desculpou posteriormente, alegando estar de cabeça quente e frustrado com o resultado.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) criticou duramente a atitude do jogador, classificando suas declarações como primitivas, machistas e misóginas. A FPF afirmou que encaminharia o caso à Justiça Desportiva para as providências cabíveis.
O Bragantino já havia multado o jogador em 50% de seus vencimentos e não o relacionou para o jogo contra o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro. O clube informou que o valor da multa será destinado à ONG Rendar, que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade na região de Bragança Paulista.
