FCJA, Secties e Fapesq abrem edital de pesquisa com 22 vagas para graduandos

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) lança edital para estudantes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O projeto é uma parceria entre a FCJA, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

O objetivo é formar núcleos de pesquisa, desenvolver conjuntamente investigação científica e elaborar conteúdos voltados para o Projeto Preservação da Memória e Difusão Educativa, Cultural e Científica do Acervo da Fundação Casa de José Américo. O edital pode ser acessado por meio deste link: https://fapesq.rpp.br/editais/editais-2026/07_04_26-edital-no-13-2026-secties-fapesq-pb-processo-seletivo-de-graduandos-para-o-projeto-preservacao-e-difusao-do-acervo-da-fcja.pdf/view.

As inscrições iniciam na segunda-feira (13) e vão até o dia 30 de abril de 2026. Elas são gratuitas e deverão ser realizadas por meio do Formulário de Inscrição On-line disponível no endereço eletrônico https://sigfapesq.ledes.net. Este ano, estão abertas 22 vagas distribuídas em 11 subprojetos de pesquisa.

São eles: ‘Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos’ (coordenação: Danielle Alves), ‘Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memória’ (coordenação: João de Lima), ‘De A Paraíba e seus problemas à A Bagaceira: itinerários literários de José Américo de Almeida’ (coordenação Luiz Mário Burity) e ‘1930 – A caminho do centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais’ (coordenação: Jivago Correia).

E mais: ‘Modernização digital do Arquivo dos Governadores da Fundação Casa de José Américo: estruturando a preservação e o acesso’ (coordenação: Josemar Henrique) e ‘Imprensa e cultura na Paraíba: os circuitos de comunicação das revistas llustração e Manaíra (1930–1940)’ (coordenação: Alômia Abrantes).

Os outros projetos são: ‘Por uma cartografia dos lugares de consciência na Paraíba: trajetos do patrimônio cultural por meio da memória das violações de direitos humanos e da resistência’ (coordenação: Fernanda Rocha), ‘Mapeamento do Patrimônio Arqueológico da Paraíba’ (coordenação: Adriana Machado) e ‘Repositório Arquivístico Digital Confiável da Produção do Projeto Preservação e Difusão do Acervo da FCJA’ (coordenação: Bárbara Diniz), ‘Entre Termos e Conceitos: Uma Pesquisa Documental sobre Educação Patrimonial’ (coordenação: Giovanna Barroca) e ‘Sustentabilidade e Diversidade: Pesquisa-ação na Mata da Falésia de Cabo Branco’ (coordenação: Marcus Vinícius).

A coordenadora-geral do Projeto Preservação e Difusão do Acervo da FCJA, a professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo, faz um apelo para a observância ao edital: “No ato da inscrição, por favor, sigam à risca o edital. Em seleções passadas, algumas inscrições não foram homologadas por erros no preenchimento do formulário de inscrição”, alerta.

Leia mais