A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que havia suspendido a fabricação e comercialização de produtos da marca Ypê, está temporariamente suspensa. Isso ocorreu após a fabricante apresentar um recurso administrativo ao órgão.
Apesar disso, a Anvisa mantém o alerta de risco sanitário e orienta os consumidores a não usarem os 23 itens com lotes de final 1 afetados pela decisão. Segundo a empresa, o protocolo do recurso suspende automaticamente os efeitos da medida até novo posicionamento da agência reguladora, com base no artigo 17 da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa 266/2019.
Em nota, a Ypê afirmou que o recurso foi apresentado para reforçar os compromissos assumidos no plano de ação e conformidade da empresa, além de fornecer novos esclarecimentos técnicos à Anvisa. Com o recurso administrativo, os produtos das categorias lava-louças, lava-louças concentrado, lava-roupas líquido e desinfetantes podem continuar sendo fabricados e comercializados até nova manifestação da Anvisa.
A empresa afirmou ainda que seguirá em diálogo permanente com o órgão regulador para buscar uma solução definitiva. Mesmo com o efeito suspensivo da decisão, a Anvisa informou que mantém o entendimento técnico sobre os riscos identificados na linha de produção da unidade da Química Amparo, em Amparo, São Paulo.
A agência destacou que o julgamento definitivo do recurso pela Diretoria Colegiada deve ocorrer nos próximos dias. Enquanto isso, o órgão orienta que os consumidores não utilizem os produtos envolvidos ‘por segurança’. Segundo a Anvisa, cabe à empresa orientar consumidores sobre recolhimento, troca, devolução, ressarcimento e demais medidas necessárias.
As informações devem ser prestadas por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante. Na quinta-feira (7), a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização de diversos produtos fabricados pela unidade da Química Amparo, responsável pela marca Ypê.
Segundo a agência, a medida foi tomada após avaliação de risco sanitário identificar ‘falhas graves na produção’. Entre os problemas apontados estão falhas no controle de qualidade, descumprimentos em etapas críticas da fabricação e problemas nos sistemas de garantia sanitária. A agência afirmou que essas exigências são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores.
A decisão da Anvisa atinge apenas produtos com lotes terminados no número 1. A relação completa foi publicada na Resolução nº 1.834/2026 no Diário Oficial da União. A Ypê informou que já havia iniciado, em novembro de 2025, um recolhimento voluntário de alguns lotes de lava-roupas líquidos após identificar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos específicos.
Na ocasião, a empresa divulgou orientações aos consumidores sobre possíveis riscos à saúde e os procedimentos para troca ou devolução dos produtos. A Anvisa informou que as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais foram orientadas a intensificar a fiscalização para impedir a circulação de lotes considerados irregulares. O órgão também recomendou que consumidores verifiquem a numeração dos lotes antes do uso dos produtos.
