Com uma programação especial e gratuita ao longo de 2026, a Fundação Casa de Jorge Amado, localizada em Salvador, está antecipando as comemorações de seus 40 anos, que serão completados em março de 2027.
Como parte das celebrações, foi lançado o Amado Clube de Leitura, uma iniciativa que busca aproximar leitores da obra do escritor baiano e promover debates, trocas de experiências e formação literária. ‘O Amado Clube de Leitura nasce com o objetivo de criar um espaço permanente de encontro, reflexão e troca de experiências em torno da obra de Jorge Amado’, afirma Roberto Aguiar, jornalista da fundação e um dos coordenadores do projeto.
Para participar do clube de leitura, foram disponibilizadas 80 vagas, com inscrições abertas até o dia 31 de maio. Serão realizados oito encontros mensais de forma virtual, pela plataforma Zoom, sempre no último sábado de cada mês, com início no final de junho. Podem se inscrever pessoas de todo o país, com idade acima de 18 anos, através de um formulário disponível nas redes sociais e no site oficial da Fundação Casa de Jorge Amado e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Além do clube de leitura, outras ações estão previstas para celebrar os 40 anos da fundação. Entre elas, um projeto que visa fortalecer a relação da instituição com as escolas, oficinas de criação de contos e a segunda edição do Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos, que incentiva novos autores que ainda não publicaram seus livros.
Outra iniciativa em andamento é o projeto Uma Quarta de FreePelô, que promove ações formativas, conversas literárias e apresentações culturais todas as quartas-feiras, até outubro. Em agosto, a fundação realizará mais uma edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que chega à sua décima edição, homenageando a poeta Myriam Fraga, idealizadora do evento.
Myriam Fraga é reconhecida como uma das maiores escritoras e poetas brasileiras, com 25 livros publicados e uma extensa colaboração em revistas e jornais. Ela foi responsável pela coluna Linha D’Água, publicada pelo jornal A Tarde entre 1984 e 2004, e também integrou a Academia de Letras da Bahia.
A Fundação Casa de Jorge Amado, instalada no Pelourinho, foi criada ainda em vida pelos escritores Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga, que a dirigiu entre 1986 e 2016. A instituição nasceu para preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor Jorge Amado, além de incentivar estudos e pesquisas sobre a literatura produzida na Bahia.
A Fundação também atua como um centro cultural, promovendo cursos, exposições e lançamentos de livros, sendo responsável pela Flipelô, um dos maiores eventos literários do país.
