A Polícia Federal prendeu um cidadão chileno por injúria racial e homofóbica contra tripulantes de um voo internacional entre Guarulhos (SP) e Frankfurt, na Alemanha. O incidente ocorreu no dia 10 de maio, e a prisão foi efetuada na última sexta-feira (15).
Segundo a corporação, o passageiro tentou abrir a porta da aeronave durante o voo e, ao ser contido, proferiu ofensas de cunho racial e homofóbico contra os profissionais a bordo.
Após a comunicação formal das vítimas à Polícia Federal, foi instaurado um procedimento investigativo que resultou na decretação da prisão preventiva do investigado pela Justiça Federal.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu uma nota de repúdio à conduta violenta, racista e homofóbica do passageiro do voo LA8070, da companhia aérea Latam. A Anac informou que tomou conhecimento do caso no domingo (17) e se solidarizou com os passageiros e tripulantes envolvidos.
Para a Anac, atitudes discriminatórias e agressivas dirigidas à tripulação são inadmissíveis, especialmente em um ambiente onde a segurança e o respeito mútuo devem ser preservados.
A Anac acompanhará a apuração dos fatos e adotará medidas cabíveis em conjunto com a companhia aérea e autoridades competentes. A conduta do passageiro será analisada à luz das normas da aviação civil.
O comunicado reforça que, a partir de 14 de setembro, as regras para passageiros indisciplinados no Brasil serão mais rígidas, com casos como o do chileno podendo ser enquadrados como gravíssimos, resultando em multa de R$ 17,5 mil e inclusão em lista de impedimento de embarque.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o passageiro chileno aparece ofendendo um funcionário da companhia aérea enquanto outros membros da tripulação pedem que ele se sente. Ele expressa problemas com pessoas homossexuais e negras, faz comentários racistas e ignora os pedidos da tripulação para que se acalme.
