Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em São Raimundo Nonato

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (20) a Operação Limos, visando um grupo suspeito de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro no município piauiense de São Raimundo Nonato.

Desde o início da manhã, policiais federais executam dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, São Raimundo Nonato e Picos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As investigações indicam o envolvimento de agentes públicos, empresários e agentes políticos em fraudes relacionadas a procedimentos licitatórios para o fornecimento de merenda escolar em São Raimundo Nonato, conforme informações da PF.

Foi identificado o direcionamento de certames por meio da inclusão de cláusulas restritivas indevidas e a atuação coordenada entre empresas participantes, resultando na contratação de uma fornecedora específica e um prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos.

De acordo com as apurações, há indícios de que os valores desviados foram movimentados por terceiros para ocultar a origem e o destino dos recursos, além de viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

A PF informou que os investigados poderão ser indiciados por crimes de peculato, frustração do caráter competitivo da licitação, associação criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais