O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que em dois ou três anos os contribuintes brasileiros não precisarão mais declarar manualmente o Imposto de Renda. Essa mudança está sendo planejada pelo governo federal, que busca automatizar os procedimentos fiscais.
Em março, Durigan já havia mencionado essa possibilidade, após solicitar à Receita Federal o desenvolvimento de um sistema automatizado para reunir informações financeiras dos contribuintes, eliminando a necessidade de preenchimento manual.
Nesta segunda-feira, durante uma entrevista à Rádio CBN, o ministro reiterou que a alteração deverá ocorrer dentro de dois ou três anos. Ele destacou que, com as obrigações já sendo declaradas diariamente, não faz sentido exigir que o contribuinte dedique tempo para fornecer informações que o governo já possui.
Durigan expressou seu desejo de aumentar a desobrigação no próximo ano, aliviando os cidadãos da tarefa de declarar o Imposto de Renda. Ele espera que, em breve, todos estejam livres dessa obrigação.
A proposta envolve a integração de dados de bases oficiais e privadas, como informações bancárias e registros de empresas, permitindo que o contribuinte apenas revise e valide os dados apresentados pelo sistema.
Esse modelo seria uma evolução da declaração pré-preenchida, que já vem sendo ampliada e, segundo o Fisco, deve abranger cerca de 60% dos contribuintes. Atualmente, a declaração pré-preenchida inclui dados como rendimentos e deduções, mas a Receita Federal ainda recomenda que os contribuintes verifiquem as informações fornecidas por terceiros.
O governo pretende expandir gradualmente esse modelo até que o envio manual não seja mais necessário.
