Começa nesta terça-feira (9), em João Pessoa, a etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares 2026 categoria 12 a 14 anos. No primeiro dia, as competições iniciarão às 8h, com o atletismo na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a luta olímpica (wrestling), na Fundação Otacilio Gama; karatê, no Colégio Decisão e o badminton, no Colégio da Polícia Militar (CPM). A disputa é classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que serão realizados em Brasília, no mês de setembro.
As modalidades coletivas (futsal, handebol, basquete e voleibol), começam na quinta-feira (11) e serão disputadas nos ginásios da Vila Olímpica, Escola Cidadão Integral Técnica (Ecit) Raul Córdula, Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Argentina Pereira Gomes, além do Ronaldão e da UFPB.
“Agora chegou a hora de saber quem vai representar a Paraíba nos JEBs, que são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, considerada a maior competição nacional escolar para atletas entre 12 e 14 anos. Já está tudo preparado para receber as delegações, muitas oriundas do interior do estado, que terão direito à alimentação, transporte e hospedagem”, disse o coordenador dos Jogos, Antônio Fernando.
“Após a realização das etapas regionais, que foram 16, será a vez de reunir os melhores índices na etapa estadual. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer [Sejel], está toda com as atenções concentradas para dar o melhor aos nossos atletas e, assim, cada um dar o seu melhor em busca da vaga para os Jebs, que este ano serão em Brasília. No ano passado, a Paraíba conquistou 45 medalhas”, frisou Homero Pires, titular da Sejel.
Outras modalidades
As disputas nas modalidades de ciclismo, taekwondo, vôlei de praia, judô, natação e xadrez estão marcadas para o dia 16 deste mês de junho. Os Jogos Escolares e Paraescolares são organizados pelo Governo da Paraíba por meio da Sejel e contam com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEE).