Banco de Leite Humano reforça ações de incentivo ao aleitamento materno em seminário na UFPB

O Banco de Leite Humano Anita Cabral – unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde –, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou nesta quinta-feira (6) o seminário “Amamentação em Rede”, dentro da programação do Agosto Dourado 2026. O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde, pesquisadores, docentes, profissionais de saúde, estudantes e projetos de extensão para discutir evidências científicas, compartilhar experiências e qualificar a assistência materno-infantil.
 
Durante a programação, foram abordados os principais desafios para ampliar os índices de aleitamento materno no Brasil, além da apresentação de experiências desenvolvidas em diferentes serviços de saúde. O seminário também evidenciou a importância da integração entre gestão, universidades e rede assistencial para qualificar o cuidado, fortalecer as políticas públicas e ampliar o apoio oferecido às mulheres que amamentam.
 
A secretária executiva de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Tália Sales, destacou que fortalecer a amamentação significa investir na saúde desde os primeiros dias de vida. “O leite materno é o primeiro alimento, a primeira vacina e a primeira proteção que uma criança recebe, reunindo nutrição, imunidade e vínculo em um único gesto de cuidado. Quando fortalecemos a rede de apoio às mulheres e investimos na qualificação dos nossos profissionais, estamos garantindo um começo de vida mais saudável para milhares de crianças e fortalecendo uma das estratégias mais importantes da saúde pública”, afirmou.
 
Na Paraíba, esse trabalho é desenvolvido por meio de uma rede estruturada de forma regionalizada. Atualmente, o estado conta com seis Bancos de Leite Humano, localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além de 20 Postos de Coleta de Leite Humano distribuídos em diferentes municípios.
 
A rede também dispõe de 18 Salas de Apoio à Amamentação certificadas pelo Ministério da Saúde, implantadas em maternidades, hospitais e instituições públicas e privadas, permitindo que as mulheres mantenham o aleitamento materno mesmo após o retorno ao trabalho.
 
Representando o Ministério da Saúde, a consultora técnica da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Renara Guedes, ressaltou que, embora os benefícios do aleitamento materno sejam amplamente conhecidos, o sucesso da amamentação depende do apoio oferecido às mulheres. “Amamentar é um ato de amor, mas também um grande desafio. Esse desafio não pode ser apenas das mulheres; precisa ser compartilhado por toda a sociedade, por meio de uma cultura de cuidado, respeito e garantia de direitos”, frisou.
 
Com o tema “Amamentação para um começo de vida sustentável: Fortaleça o que funciona”, o Agosto Dourado 2026 busca fortalecer estratégias que já apresentam resultados positivos na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, incentivando a integração entre gestores, universidades, profissionais de saúde e instituições parceiras.
 
A Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano coleta, em média, 9 mil litros de leite humano por ano, beneficiando mais de 9 mil bebês, principalmente recém-nascidos prematuros e internados em unidades neonatais. Cerca de 8.650 mulheres realizam doações anualmente no estado. Apesar dos avanços, a Secretaria de Estado da Saúde estima que ainda seja necessário ampliar a coleta em aproximadamente 30%, o equivalente a cerca de 300 litros adicionais, para atender plenamente à demanda das unidades neonatais.
 
Para a pró-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Geórgia Dantas, a integração entre universidade e serviços de saúde é fundamental para transformar conhecimento científico em práticas que fortaleçam o cuidado às mães e aos bebês. “A aproximação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência amplia a formação dos profissionais e contribui para que mais mulheres tenham acesso a uma rede de apoio qualificada durante a amamentação”, afirmou.
 
A doação de leite humano pode ser realizada por qualquer mulher saudável que esteja amamentando e tenha excesso de leite. Para doar, não é necessário sair de casa. Após o cadastro, uma equipe do Banco de Leite Humano Anita Cabral realiza atendimento domiciliar, orienta sobre a ordenha, fornece os materiais necessários e realiza a coleta semanal do leite, garantindo segurança, comodidade às doadoras e mais oportunidades de recuperação para recém-nascidos que dependem desse alimento para sobreviver.

Leia mais