A campanha britânica acontecerá em um primeiro momento apenas em hospitais devido à necessidade de armazenar a vacina da Pfizer/BioNTech em temperatura muito reduzida, entre -70ºC e -80ºC
O Reino Unido começou nesta terça-feira, (8/12), a administrar as doses da vacina contra a covid-19 na população do país. Nos últimos dias, cinquenta hospitais do país receberam 800 mil doses do imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech, a única autorizada até o momento pela agência reguladora do Reino Unido.
A primeira pessoa a receber a vacina foi uma mulher de 90 anos que está internada em Coventry, na área central da Inglaterra. “Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia esperar”, declarou Margaret Keenan, que está prestes a completar 91 anos.
A campanha britânica acontecerá em um primeiro momento apenas em hospitais devido à necessidade de armazenar a vacina da Pfizer/BioNTech em temperatura muito reduzida, entre -70ºC e -80ºC. Em uma segunda etapa serão estabelecidos 1 mil centros de vacinação, de ambulatório a centro esportivos, anunciou Hancock.
A vacinação acontecerá de acordo com uma ordem de prioridades que começa com residentes e funcionários de casas de repouso, profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos. Depois, o programa seguirá por faixas etárias regressivas até os maiores de 50 anos.
As autoridades já alertaram que a maior parte da campanha de vacinação acontecerá em 2021. O Executivo espera vacinar todas as pessoas vulneráveis até abril, mas isto dependerá do ritmo de entrega das próximas doses da vacina. Será “uma corrida de fundo e não de velocidade” alertou o diretor-médico da saúde pública britânica, Stephen Powis.
Com informações do Correio Brasiliense| Foto: Jacob King/POOL/AFP)