Os Departamentos de Sistemática e Ecologia e Biociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram o “Museu de Biodiversidade UFPB”, um ambiente virtual que vai abrigar 14 coleções científicas dos campi I (João Pessoa) e II (Areia) da Instituição. A inauguração ocorreu por meio de live no YouTube, na última sexta-feira (21).
Juntas, as 14 coleções possuem mais de 270 mil espécimes tombados (exemplares registrados em catálogo) e aproximadamente 900 mil espécimes-lotes (que pode colocar em lotes), representando a biodiversidade regional presente e pretérita (fósseis).
No website estão disponíveis as coleções de herbário, insetos, invertebrados marinhos, mamíferos, peixes e répteis. “No futuro, planejamos incluir a criação de páginas individuais para as coleções que não foram contempladas no momento”, adiantou Prof. Pedro Cordeiro Estrela, docente da UFPB e um dos coordenadores do museu.
Na página, o visitante vai poder conhecer um pouco da história, acervo, colaboradores e serviços de cada coleção acessando seus links. Na galeria podem ser apreciadas imagens da biodiversidade estudada pelos pesquisadores da UFPB, enquanto no repositório serão disponibilizados materiais produzidos pelas coleções.
O coordenador do museu, Prof. Pedro Estrela, destacou que o objetivo final do projeto é a construção de um museu físico para visitação do público. “Esse foi primeiro passo na construção de um projeto que busca criar uma estrutura administrativa, técnica e física que possibilite melhorar a conservação das coleções botânicas e zoológicas da UFPB, além de fomentar a pesquisa científica e desenvolver ações educativas sobre biodiversidade”, informou o docente.
No Departamento de Sistemática e Ecologia, no Campus I (João Pessoa), encontram-se as coleções: Herbário Lauro Pires Xavier (JPB); Banco de Cultura de Microalgas do Laboratório de Ambientes Recifais e Biotecnologia com Microalgas (LARBIM); Coleção Ictiológica; Coleção Herpetológica; Coleção de Mamíferos; Coleção Entomológica; Coleção de Isoptera; Coleção de Aracnídeos e Miriápodes; Coleção de Invertebrados Paulo Young; e Coleção Didática de Zoologia.
Enquanto no Departamento de Biociências, no Campus II (Areia), estão: Herbário Jayme Coêlho de Moraes (EAN); Coleção de Estruturas Reprodutivas Vegetais Professor Genaro Viana Dornellas (CERV); Coleção de Aves Heretiano Zenaide (CAHZ) e Coleção Paleontológica do Laboratório de Vertebrados e Paleontologia (LAVEP).
Integração ao REUMUS
Durante o encontro virtual foi discutida a possibilidade de integração ao Museu na Rede de Extensão Universitária de Museus da Universidade Federal da Paraíba (REUMUS/UFPB), cujo objetivo é orientar, divulgar e incentivar os trabalhos realizados pelos museus e espaços de visitação da UFPB. O Prof. David Holanda, do Campus de Areia, e a Museóloga Marisa Rodrigues, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), são os coordenadores da REUMUS.
Ainda no encontro, a professora da UFPB Maria Regina de Vasconcelos Barbosa, curadora (responsável pela coleção) do Herbário Lauro Pires Xavier, apresentou os resultados do “INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos” que disponibiliza 11 milhões de registros e já teve 364 milhões de consultas. Também participaram da live os professores Ricardo Rosa e Alfredo Langguth.
Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil no Instagram ou pelo e-mail: biodiversidadeufpb@gmail.com.
Com reportagem de Carlos Germano e edição de Aline Lins