A Vestas, empresa dinamarquesa fabricante de aerogeradores, vai investir mais de R$ 1 bilhão na Paraíba em um projeto de energia eólica de 252 MW de potência instalada e capacidade de atender mais de 125 mil residências

No final da semana anterior, o governador da Paraíba, João Azevêdo assinou o protocolo de intenções com a empresa dinamarquesa de energia eólica Vestas, no Palácio da Redenção, localizado em João Pessoa. A empresa está desenvolvendo um projeto para a instalação de parques de energia eólica, com o intuito de levar os empreendimentos para os municípios de Araruna, Riachão, Cacimba de Dentro, Cuité e Damião. O projeto, chamado de Fragata, promete gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção.

Projeto de energia eólica terá capacidade para alimentar mais de 125 mil residências

A princípio, os parques de energia eólica terão uma potência instalada de 252 MW de energia elétrica. Tudo isso gerado por meio de ventos para o mercado brasileiro e capaz de abastecer o consumo de mais de 125 mil famílias.

Na ocasião, o governador destacou o potencial do estado para a geração de energia limpa e a capacidade de atrair novos investimentos. Isso tudo para gerar o desenvolvimento sustentável e preparar o estado para o futuro.

Azevêdo ressalta que a Paraíba possui uma gestão fiscal eficiente e um ambiente favorável de negócios, contando com o rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional por dois anos consecutivos, uma localização estratégica, excelente logística de transporte, tornando possível a geração de empregos e renda e o impulsionamento da economia.

O governador também publicizou o investimento em sua conta oficial no Instagram, confira:

Rômulo Polari Filho, diretor presidente da Cinep, ressaltou que o estado tem se fortalecido como um grande hub de energias renováveis no Nordeste. Foi assinado mais um protocolo de intenções com foco na energia eólica com a maior fabricante de aerogeradores do mundo, um investimento estratégico para o estado, levando energia limpa e empregos para a região de Araruna, Riachão, Cacimba de Dentro, Damião e Cuité.

O presidente destaca que já possui empreendimentos de empresas de Portugal, Espanha, França, fábrica de painéis de energia solar e atrai mais desse empreendimento para seu estado.

Região possui grande potencial de recurso eólico

Segundo Jessé Bortoli, head de desenvolvimento no Brasil da Vestas Desenvolvimento SA, os fatores predominantes para a instalação do parque de energia eólica na Paraíba. A região possui um grande potencial de recurso eólico, determinante para que a Vestas realizasse esse investimento no desenvolvimento, somadas à infraestrutura logística e à mão-de-obra qualificada local disponível para atuação no projeto.

Ao mesmo tempo, Stevan RuSchel, sócio-diretor de Engenharia na Renobrax Energias Renováveis, destacou os aspectos sociais e econômicos do projeto de energia renovável. Este é um empreendimento que torna possível a geração de renda direta e indireta.

Leva um grande benefício para a população local com a ampliação no índice de participação dos municípios. Isso que aumenta a produção de riqueza e a distribuição de renda. A empresa atuará para colocar o projeto em atividade quanto antes.