Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Ação acusa MDB de fraudar cota de gênero nas eleições para a Câmara Municipal de João Pessoa

Uma Ação de Investigação Judiclal Eleitoral (Aije) apresentada à Justiça Eleitoral acusa o MDB de fraudar a cota de gênero nas eleições para a Câmara Municipal de João Pessoa, em outubro. O partido elegeu apenas o vereador Milanez Neto.

A ação foi apresentada na sexta-feira (29) pelo suplente de vereador Alexandre Ítalo (Mobiliza). Segundo a acusação, o MDB registrou inicialmente 30 candidatos, incluindo nove mulheres. No entanto, uma dessas candidatas, Jovianne Sousa, renunciou à disputa em 26 de setembro e não foi substituída por outra mulher, como exige a legislação.

Alexandre Ítalo é primeiro suplente do Mobiliza, partido que elegeu Rômulo Dantas. Ele obteve 3.714 votos na disputa.

O vereador Milanez Neto ainda não se posicionou sobre a ação.

Ação contra o PSD

Uma ação similar também foi movida com o objetivo de derrubar a chapa do PSD. O partido conseguiu a reeleição do atual presidente da Câmara, Dinho Dowsley, e elegeu o novato Guga Moov Jampa.

De acordo com a denúncia, das candidaturas de mulheres apresentadas pelo partido uma estava indeferida. Dessa forma, o partido não cumpriu a cota de gênero.

Portal PolíticaJP

Previous post EXCLUSIVO! PL pode ter os seus três vereadores eleitos cassados por fraude em cota de gênero na disputa pela CMJP
Next post Espiritualidade para os dias atuais
Fechar
Menu