Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante

Nesta sexta-feira (14), policiais civis e militares realizaram mais uma etapa da Operação Contenção, focada no combate à facção criminosa Comando Vermelho, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Até o fim da manhã, oito pessoas foram presas e levadas para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho. Durante a ação, foram apreendidas duas pistolas e uma carga de drogas. A operação, que envolve mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, decorre de uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e outras unidades policiais, que durou cerca de 11 meses.

Entre os detidos está o vereador Marcos Henrique Matos de Aquino, do Republicanos, que não era alvo dos mandados de prisão, mas foi preso em flagrante. A polícia encontrou uma arma de fogo sem registro no Sistema Nacional de Armas dentro do carro oficial da Câmara Municipal de São João de Meriti que ele utilizava, além de caixas com medicamentos controlados. Marcos Aquino estava na residência do irmão, o empresário Luiz Paulo Matos de Aquino, um dos alvos da operação, que não foi localizado. O vereador foi até o local para saber da ação policial e acabou detido.

A atuação da polícia acontece nas regiões da Bacia do Éden, Castelinho e arredores, localidades onde o Comando Vermelho tenta expandir sua influência. A operação visa conter o avanço da facção, prender seus integrantes já identificados, arrecadar provas, identificar e bloquear patrimônios ilícitos, além de apreender armas e drogas e remover obstáculos que afetam a circulação da população local.

Marcos Aquino é um dos parlamentares mais votados da cidade, tendo recebido 7.975 votos nas últimas eleições, o maior número da história de São João de Meriti. Seu perfil destaca que dedicou oito anos ao Exército Brasileiro e é formado em Direito. Em nota, a defesa do vereador classificou sua prisão como arbitrária e afirmou que se trata de uma perseguição política motivada pelo trabalho do parlamentar em defesa da população local, anunciando medidas legais para sua libertação e proteção de sua honra. Enquanto isso, o irmão do vereador segue foragido, sob suspeita de integrar o núcleo do Comando Vermelho na região. A operação é parte de uma série de ações da polícia para conter a facção, após a fase anterior da Operação Contenção, em outubro, que resultou na morte de 121 pessoas em confrontos nos complexos da Penha e do Alemão, tornando-se a ação policial mais letal da história do país.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Dez estados e o DF têm menor desemprego registrado desde 2012
Next post Brasil Soberano já aprovou R$ 7,6 bi em créditos para 535 empresas
Fechar
Menu