O ex-presidente Alberto Fujimori se canditará, nas eleições de 2026, à presidência do Peru. O anúncio foi feito pela sua filha e herdeira política, Keiko Fujimori, líder e fundadora do maior partido de direita do Peru, o Fuerza Popular (Força Popular). Keiko já foi congressista e candidata à presidência em 2011, 2016 e 2021, ficando em 2º lugar em todas elas.
“Meu pai e eu conversamos e decidimos juntos que ele será o candidato”, publicou Keiko Fujimori em suas redes sociais, junto com um vídeo mostrando seu pai. Em maio, Alberto Fujimori anunciou que sofria de um tumor maligno na língua.
“Ele está em processo de voltar a andar, e também está fazendo radioterapia. Quando falamos de política, vejo sua vontade de viver, e estou confiante em que ele vai se recuperar. Será um candidato excelente, um grande presidente”, afirmou Keiko.
Alberto Fujimori, que já tem 85 anos, foi presidente do Peru entre 1990 e 2000. Ao longo do seu príodo à frente da presidência, Fujimori tornou-se conhecido por deflagrar, ainda em 1992, um autogolpe e esterilizar sem consentimento mais de 300 mil mulheres, a maioria indígenas e pobres, bem como por lutar contra guerrilhas comunistas peruanas, como o Sendero Luminoso e o Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA). Muitos consideram seu governo como uma ditadura de facto, de modo que Fujimori é acusado de diversos crimes políticos, como execuções e prisões arbitrárias.