Home / Brasil e Mundo / Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, no Mato Grosso, um marco esperado há mais de 30 anos que visa impulsionar a economia regional e ampliar a competitividade das exportações locais. Com uma área de aproximadamente 240 hectares e investimentos totais de R$ 51,3 milhões em infraestrutura e área administrativa, a ZPE promove um ambiente de livre comércio dedicado à produção de bens para exportação e à prestação de serviços relacionados, oferecendo benefícios como suspensão e isenção de impostos sobre insumos e matérias-primas para produtos destinados ao mercado externo.

A ZPE de Cáceres integra um seleto grupo de quatro áreas ativas no país, ao lado das ZPEs de Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI), e está estrategicamente localizada na rota do Quadrante Rondon, uma das principais vias do programa de Integração Sul-Americana. Essa posição favorece a conectividade logística com os mercados do continente e da Ásia, fortalecendo a exportação e o desenvolvimento econômico regional.

Durante a cerimônia, Alckmin destacou o potencial do município de Cáceres, cujo território é 12 vezes maior do que o da cidade de São Paulo, para atrair investimentos em agroindústrias que possam agregar valor à produção agrícola e pecuária local, gerando emprego e renda. Ele ressaltou ainda a importância de investimentos para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, que conecta Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, e que precisará de obras para desassoreamento e melhorias no calado no trecho entre Cáceres e Corumbá para ampliar sua eficiência econômica e logística.

A ZPE já conta com a operação da empresa TRC Agroflorestal, que produz placas de madeira e teca, inaugurando a perspectiva de que outras empresas nacionais e internacionais possam se instalar no local. A expectativa é que a nova zona industrial funcione como um polo exportador que contribua para a industrialização e internacionalização da economia mato-grossense, impulsionando as cadeias produtivas e fomentando o comércio exterior. Além disso, a inauguração da ZPE está alinhada com outras ações do governo, como a reabertura do aeroporto de Cáceres, reforçando o compromisso com a infraestrutura da região e o fortalecimento da logística para o escoamento da produção local em âmbito global.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)