Anielle Franco será nova ministra da Igualdade Racial

A carioca Anielle Franco, educadora, jornalista e ativista pelos Direitos Humanos, foi escolhida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a pasta de Igualdade Racial a partir de 2023. Anielle é uma jornalista, escritora, educadora e ativista em defesa dos direitos das mulheres e dos negros. Ela é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em 14 de março de 2018.”

Anielle Franco organizou o livro “Cartas para Marielle”, que reúne textos escritos por parentes sobre a experiência de luto pela perda de Marielle Franco, sua irmã e referência. Ela também colaborou na autobiografia de Angela Davis. Atualmente, Franco trabalha como professora, palestrante e escritora, além de ser a diretora do Instituto Marielle Franco e da Escola Marielles. O Instituto Marielle Franco promove atividades culturais e educacionais para crianças, como cineclubes, rodas de conversa, oficinas de contação de histórias e lançamentos de livros.

Ela tem como missão levar para o centro das discussões do novo governo o combate ao racismo e encontrar soluções e políticas de justiça racial.

Franco nasceu na favela da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e tem 38 anos. Ela possui graduações em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, além de ser licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também é mestre em Jornalismo e Inglês pela Universidade da Flórida A&M e mestranda em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).