Servidores de órgãos de defesa do consumidor e de defensorias públicas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão podendo avançar em sua qualificação na área de consumo. Desta terça-feira (9) até a próxima quinta-feira (11) eles participam de um programa de capacitação organizado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) e pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB).
O evento acontece no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, e a abertura contou com a presença do secretário Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Wadih Damous, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
“Esta é uma ótima oportunidade para qualificar ainda mais os profissionais e trocar experiências exitosas dos procons dos três estados e assim multiplicar as boas práticas em defesa do consumidor”, destacou o prefeito Cícero Lucena. O vice-prefeito Leo Bezerra também participou da solenidade.
O secretário nacional Wadih Damous afirmou que sua presença é parte do compromisso estabelecido com entidades estaduais e municipais para fortalecer o sistema. “Queremos capacitar o corpo profissional, estruturar os órgãos pelo Brasil e enfrentar as principais pautas, como o superindividamento. Então, esse evento, que tem programação de excelência, atua neste sentido”, afirmou.
O primeiro dia de evento trouxe palestras sobre temas relevantes de defesa do consumidor na atualidade. Nos demais dias haverá curso técnico de utilização do sistema Proconsumidor, que compila dados e processos administrativos de todos os Procons do país.
“O evento qualifica os profissionais para tornar mais eficiente o atendimento ao público, a abertura de reclamações e todos nossos processos e rotinas. Os profissionais passarão a ter mais consciência sobre as empresas mais demandadas e os temas mais problemáticos para que possamos apresentar a melhor solução possível”, explicou o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra.
Ainda participaram do evento o representante da Defensoria Pública da Paraíba, Manfredo Rosenstock, a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, o vereador Odon Bezerra, e representantes dos Procons dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outras autoridades.