Home / Brasil e Mundo / Após falha, Linha 4-Amarela do Metrô de SP volta a funcionar

Após falha, Linha 4-Amarela do Metrô de SP volta a funcionar

A operação da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo foi afetada por uma falha no sistema de sinalização que começou às 4h40 da manhã desta terça-feira (21) e causou grande transtorno à população durante toda a manhã. A concessionária ViaQuatro, responsável pela linha, precisou fechar por segurança as transferências gratuitas de passageiros em quatro estações importantes: Pinheiros (Linha 9-Esmeralda), Paulista (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linhas 1-Azul, 10-Turquesa, 11-Coral e o Expresso Aeroporto). Essa medida provocou lentidão, paralisação dos trens e congestionamento nas estações, além de impactar o trânsito de carros na região central da cidade.

Para amenizar os efeitos do problema, que fez os trens circularem em velocidades reduzidas e permanecerem longos períodos parados entre estações, o sistema Paese de ônibus gratuitos foi acionado, com 34 veículos circulando para atender a demanda dos passageiros. Mesmo assim, o número de ônibus não foi suficiente para suprir toda a demanda, gerando superlotação e desconforto nos pontos de embarque.

Mais de cem profissionais das áreas de controle, manutenção e operação trabalharam ao longo do dia para solucionar a instabilidade, que afetava o trecho entre as estações Luz e Vila Sônia. Após cerca de sete horas de dificuldades, a ViaQuatro conseguiu restabelecer a circulação dos trens com intervalos médios de quatro minutos entre eles, normalizando a operação por volta das 11h30. A concessionária lamentou os transtornos causados e reafirmou seu compromisso em melhorar o serviço para a população.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)