Portal NegoPB

Notícia de verdade.

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, se reuniram neste sábado (22), em Joanesburgo, na África do Sul, à margem da Cúpula de Líderes do G20. O encontro marcou uma reaproximação entre os dois países após declarações polêmicas de Merz sobre Belém, no Pará, durante a COP30, que geraram mal-estar diplomático.

Na agenda bilateral, Lula e Merz concordaram em fortalecer a relação comercial, social, cultural e tecnológica entre Brasil e Alemanha, destacando os laços históricos desde o início da migração alemã ao Brasil, no século XIX. A cooperação também inclui o compromisso de fortalecer o multilateralismo e o papel da Organização Mundial do Comércio.

A convite do chanceler alemão, o presidente Lula confirmou sua presença em Hannover, na Alemanha, em abril de 2026, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. Lula aproveitou o momento para convidar Merz a realizar uma visita de Estado ao Brasil.

Durante o encontro, Merz reiterou o apoio da Alemanha à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira lançada na COP30, e anunciou um aporte de 1 bilhão de euros para o fundo, reforçando o compromisso do país com a preservação ambiental.

O mal-estar entre os dois países surgiu após Merz afirmar, ao retornar da COP30 em Belém, que a Alemanha é um dos países “mais bonitos do mundo” e que sua comitiva “ficou feliz por estar de volta daquele lugar”. A fala gerou repercussão no Brasil, e Lula defendeu o estado do Pará, destacando a qualidade de vida e a riqueza cultural da região. O presidente ainda brincou sobre a culinária paraense, citando a maniçoba, prato típico feito com folhas de mandioca.

Após a repercussão, o governo alemão esclareceu que a declaração de Merz foi tirada de contexto e se referia ao cansaço da delegação após um voo noturno e um longo dia de trabalho em Belém, ressaltando que o comentário não tinha a intenção de desmerecer a cidade ou o estado.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)
Previous post Sobe para cinco total de policiais mortos na Operação Contenção
Next post Após revés na semi, Brasil busca bronze no Mundial de vôlei de praia
Fechar
Menu