Na noite de sexta-feira (7), Rio Bonito do Iguaçu, cidade do centro-sul do Paraná, foi atingida por um dos tornados mais intensos já registrados no estado. O fenômeno, classificado como F3/EF3, trouxe ventos que ultrapassaram 250 km/h, deixando um rastro de destruição e causando seis mortes confirmadas, além de dezenas de feridos. Imagens aéreas mostram bairros inteiros destruídos, com cerca de 90% da área urbana da cidade afetada. A tempestade foi resultado da interação entre uma massa de ar quente e úmida do norte do país e uma forte frente fria que avançava pelo sul, criando condições para a formação de uma supercélula capaz de gerar tornados de grande potência.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, afirmou que o cenário é de catástrofe, com poucas residências e prédios comerciais ainda de pé. Silos gigantescos, postos de gasolina e diversas estruturas foram derrubados, e o colapso de infraestrutura deixou parte da população sem energia e água. Equipes do governo federal e estadual foram enviadas ao local para auxiliar nas buscas, resgates e apoio às vítimas, além de estudar a reconstrução dos locais atingidos. O hospital de Laranjeiras do Sul, próximo à Rio Bonito do Iguaçu, ficou lotado, atendendo mais de 200 pessoas, sendo que nove delas estão em estado grave.
Diante da gravidade do cenário, o governo do Paraná decretou estado de calamidade pública na cidade. A Secretaria de Educação do estado informou que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Rio Bonito do Iguaçu foi suspensa, seguindo o protocolo para eventos climáticos severos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As duas escolas estaduais do município tiveram a infraestrutura comprometida e passam por vistorias. O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, afirmou que o presidente do Inep se colocou à disposição para auxiliar na organização do exame em nova data. Até o momento, não há informações sobre suspensão do Enem em outros municípios paranaenses atingidos, como Guarapuava.

