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Arteris renova concessão da BR-101 entre RJ e ES por R$ 10 bilhões

Arteris Renova Concessão da BR-101 no Rio de Janeiro com Investimento de R$ 10,1 Bilhões

A Arteris venceu o leilão de concessão da Autopista Fluminense, na BR-101, realizado nesta terça-feira (11) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa foi a única proponente no processo e renovará a administração do trecho por mais 22 anos, com um investimento previsto de R$ 10,1 bilhões. A Arteris já gerencia esta rodovia desde 2008, quando iniciou a gestão pela concessionária Autopista Fluminense.

O trecho sob concessão possui 322,1 quilômetros de extensão e liga Niterói (RJ) até Mimoso do Sul (ES), passando por 13 municípios fluminenses. A rodovia conecta polos industriais e complexos portuários estratégicos como Açu e Macaé, além de facilitar o acesso à Região dos Lagos, importante destino turístico. A via atende aproximadamente 9,4 milhões de habitantes e constitui um corredor fundamental para o escoamento de cargas, turismo e transporte de passageiros na região.

O novo contrato marca um novo ciclo de segurança regulatória e estabilidade para investimentos privados no setor rodoviário. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o modelo adotado representa o terceiro processo competitivo simplificado do país, totalmente alinhado às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). A remodelagem permite a entrada de novos investidores, a retomada dos investimentos e a melhoria da infraestrutura oferecida aos usuários.

Durante os 17 anos de operação anterior, a Autopista Fluminense investiu aproximadamente R$ 5,5 bilhões no trecho, realizando a duplicação de 128 quilômetros de rodovia, ampliação da avenida do Contorno em Niterói, melhorias nos trechos urbanos de Campos dos Goytacazes e implementação de 39 passarelas, 18 trevos e 30,5 quilômetros de iluminação.

O novo contrato prevê um amplo programa de modernização e expansão da rodovia. Entre as obras planejadas estão a duplicação de 49,5 quilômetros de pistas, a construção de 5,6 quilômetros de variante e a implantação de 52,5 quilômetros de faixas adicionais. O projeto inclui também 81,6 quilômetros de multivias, 14 quilômetros de vias marginais, 12 novas pontes e viadutos, além da recuperação de 39 estruturas existentes e alargamento de seis trechos críticos.

As intervenções contemplam ainda quatro trevos tipo diamante, quatro trevos parciais, uma rotatória, duas interseções direcionais e 21 passarelas de pedestres. O pacote de obras inclui 59,2 quilômetros de ciclofaixas, 40 pontos de ônibus e 16 novos acessos, buscando melhorar a mobilidade dos moradores e promover modais coletivos e cicloviários. Conforme destacado pela ANTT, estas melhorias resultarão na prática em menos acidentes, menos pontos de conflito e maior previsibilidade nas viagens.

O leilão ocorreu sob coordenação da ANTT e do Ministério dos Transportes, com o contrato sendo ajustado na Secex Consenso do Tribunal de Contas da União. A mudança de modelo atende ao Acórdão 2.318/2024 do TCU, instituído para melhorar as condições de competição nas concessões públicas, fomentando a paridade entre interessados e diminuindo situações de conflito de interesses.

Com este leilão, a ANTT atingiu o recorde de nove leilões realizados em 2025. A agência completará seu ciclo anual com o leilão previsto para dezembro na Fernão Dias, que liga São Paulo e Minas Gerais, também operada pela Arteris. Ao todo, os dez leilões de 2025 somam R$ 127 bilhões em investimentos e geram mais de 1,1 milhão de empregos, fortalecendo a infraestrutura nacional e impulsionando a economia do país.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)