O banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que conversou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sobre a venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo distrital.
Durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 30 de dezembro do ano passado, Vorcaro disse que os encontros ocorreram para “conversas institucionais”.
Vorcaro relatou que o governador já esteve em sua casa e ele na casa do governador, destacando que os encontros foram poucos e de caráter institucional.
O banqueiro foi questionado pela delegada Janaina Palazzo sobre sua relação com políticos. Vorcaro evitou citar nomes e afirmou que suas conexões nos Três Poderes não estavam relacionadas à tentativa de compra do Master pelo BRB.
O ministro Toffoli retirou o sigilo do depoimento de Vorcaro e do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, no inquérito que investiga fraudes no Banco Master no STF.
Na semana passada, após reportagens sobre o encontro com Vorcaro, Ibaneis confirmou as reuniões, mas negou ter tratado sobre a operação com o Master.
Em dezembro do ano passado, Toffoli decidiu que a investigação sobre o Banco Master deve prosseguir no STF, devido à citação de um deputado federal, que possui foro privilegiado.
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra pelo BRB. As fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões.
