A atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro em tentar liberar joias valiosas confiscadas pela Receita Federal gerou críticas de especialistas e repercutiu na imprensa internacional. Em entrevista à imprensa, o comentarista da CBN Wálter Maierovitch traçou paralelos entre Bolsonaro e outros líderes mundiais, destacando que mesmo o imperador D. Pedro II, expulso do país durante o processo de golpe e instauração da República, não tentou surrupiar nada. Ele deixou sua coroa de ouro com brilhantes e cetro em terras brasileiras, além de se despedir com votos de grandeza e prosperidade para o Brasil.
Para Maierovitch, a atitude de Bolsonaro confunde patrimônio público com privado e é antiética e possivelmente criminosa. Quando um chefe de Estado recebe presentes de outros líderes mundiais, esses presentes não são dele, mas de todo o povo e são incorporados ao patrimônio nacional. Maierovitch ressaltou a boa atuação da Receita Federal ao confiscar as joias, mesmo diante de pressões de aliados políticos de Bolsonaro para liberá-las, entre eles o Almirante Bento Albuquerque. Albuquerque foi convertido a faz-tudo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ao atuar numa operação que tinha por produto final o contrabando de joias avaliadas em 16 milhões de reais, como revelou o Estadão.
Maierovitch também destacou que a a conduta criminosa do ex-presidente repercutiu na imprensa europeia. A vergonha poderia ter sido maior se não fosse a atuação da Receita Federal. A atuação da Receita Federal foi elogiada por especialistas e autoridades, pois mostrou a importância de se combater a corrupção e a defesa do patrimônio público. ‘Bolsonaro é um peculatário’, conclui Wálter Maierovitch, ‘e tentou, por oito vezes, se apropriar de bens da União retidos legitimamente pelas autoridades da Receita Federal.
Após Bolsonaro confirmar em entrevista que assimilou ao seu acervo pessoal um pacote de joias entregue pelo governo da Arábia Saudita, o escândalo repercutiu na imprensa nacional e internacional, e a #bolsonaroladrao subiu aos trending topics do Twiiter e na manhã desta sexta-feira, ainda contava com 16,7 mil interações. Confira alguns memes e charges que circulam nas redes sobre o caso das joias sauditas: