A TV Brasil apresenta neste domingo, às 19h30, uma edição inédita do programa Brasil no Mundo, com os jornalistas Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat recebendo no estúdio do Rio de Janeiro o escritor e historiador João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
João Cezar de Castro Rocha, doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, é uma das vozes mais influentes no debate intelectual brasileiro contemporâneo. Formado em História pela UERJ, onde também obteve mestrado e doutorado, ele aprofundou seus estudos na renomada Stanford, sob orientação de mestres como René Girard e Hans Ulrich Gumbrecht. Sua trajetória acadêmica inclui passagens como professor visitante em instituições de prestígio como Princeton, Oxford, Cambridge e Yale, além de distinções como o Prêmio Mário de Andrade da Biblioteca Nacional e o Prêmio de Ensaio e Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras. Autor de mais de uma dúzia de livros, entre eles Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político, de 2021, e Bolsonarismo: Da guerra cultural ao terrorismo doméstico, de 2023, Rocha organiza coleções sobre autores como Machado de Assis e Girard, e preside a Associação Brasileira de Literatura Comparada. Seus trabalhos, traduzidos para idiomas como inglês, espanhol, francês e mandarim, exploram temas como teoria mimética, o antropofagismo brasileiro e as dinâmicas da extrema-direita no contexto latino-americano.
O programa Brasil no Mundo, exibido semanalmente aos domingos às 19h30 na TV Brasil, com duração de uma hora, é dedicado a análises profundas dos grandes eventos globais e seus impactos na sociedade. Conduzido pela experiente Cristina Serra, que acumula 40 anos de jornalismo incluindo 26 na Globo como correspondente em Nova York; Jamil Chade, correspondente há duas décadas na ONU em Genebra para veículos como BBC, CNN e Folha de S. Paulo; e Yan Boechat, repórter de conflitos internacionais há 20 anos na África, Oriente Médio, Rússia e América Latina para Folha e Estadão, o programa já contou com convidados de peso como a ministra Marina Silva, o embaixador André Correa do Lago, presidente da COP30, e o geógrafo Elias Jabbour. Nesta edição, a conversa promete enriquecer o entendimento sobre o cenário internacional à luz da expertise de Rocha, conectando cultura, política e história.

