A seleção brasileira subiu duas posições e passou a ocupar a quinta posição no ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira (19). Com isso, a Amarelinha será cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026, ocupando o quinto lugar entre os principais favoritos do torneio. Além do Brasil, outras oito seleções também garantiram vaga como cabeças de chave pelo ranking: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Os países-sede do Mundial – Canadá, Estados Unidos e México – também estão assegurados como cabeças de chave dos grupos.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira edição com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Até a última edição, realizada em 2022 no Catar, eram 32 países participantes, distribuídos em oito grupos. O sorteio das chaves acontecerá no dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C., nos Estados Unidos. Serão formados quatro potes com 12 seleções cada, sendo que o pote 1 reunirá os nove primeiros colocados do ranking da Fifa e os três países-sede. Os demais potes serão compostos de acordo com a colocação das equipes no ranking, podendo o pote 4 receber seleções classificadas na repescagem mundial e europeia.
A abertura do Mundial está marcada para 11 de junho de 2026, no estádio Azteca, na Cidade do México, e a final será disputada em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).

