Home / Brasil e Mundo / Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas

Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas

A comemoração do Natal este ano deve vir acompanhada de altas temperaturas, inclusive ondas de calor, e chuvas em boa parte do Brasil. Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam chuvas na região Sul, no Norte e em partes do Centro-Oeste e do Nordeste, enquanto as temperaturas elevadas se concentram especialmente em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na região Sul, são aguardadas chuvas com raios, rajadas de vento, trovoadas e até queda de granizo. No Rio Grande do Sul, os acumulados podem superar 200 milímetros em sete dias, e em parte de Santa Catarina, chegar a 150 milímetros no mesmo período. Entre hoje e quinta-feira, os volumes podem ultrapassar 100 milímetros no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, enquanto o Paraná deve ter um cenário mais seco, com chuvas isoladas ou ausentes.

No Centro-Oeste, chuvas volumosas são previstas para o norte do Mato Grosso, nas fronteiras com a Amazônia e o Pará, com mais de 100 milímetros em sete dias, e no oeste de Goiás. Essas precipitações devem se intensificar nos três primeiros dias da semana, impulsionadas pelo calor, umidade e circulação atmosférica na região central do país.

A região Norte também enfrenta chuvas intensas no Amazonas e no norte do Amapá, com acumulados entre 80 e 100 milímetros em sete dias. No sul do Amapá, norte do Pará e Roraima, o tempo fica predominantemente seco, com possíveis chuvas rápidas e localizadas, sem grandes volumes.

No Nordeste, as precipitações se concentram no Maranhão, Piauí e centro-sul da Bahia, sob forma de pancadas isoladas ou chuvas mais uniformes, mas com baixos acumulados no geral.

Já no Sudeste, o cenário é seco, sem chuvas expressivas, exceto por pancadas isoladas.

Para o restante da semana do Natal, as temperaturas ficam elevadas em grande parte do país, com ondas de calor no centro-sul, especialmente em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No Sudeste, as máximas em São Paulo e Rio de Janeiro variam de 30°C a 34°C, até 5°C acima da média. No nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, ficam entre 28°C e 30°C, podendo atingir 32°C na segunda metade da semana.

No Sul, ondas de calor elevam as temperaturas em 5°C acima da média em Santa Catarina e Paraná, com máximas de 30°C a 34°C. Na Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso registram 32°C a 36°C, enquanto no centro-norte de Mato Grosso não passam de 28°C. Centro-norte de Goiás e Distrito Federal veem máximas acima de 30°C a partir de quarta e quinta-feira.

No Norte, máximas de 30°C a 34°C predominam no Acre, Amazonas, Roraima e norte do Pará, mas no leste do Amazonas, Rondônia e centro-sul do Pará, ficam abaixo de 28°C devido às chuvas. No Nordeste, o calor é extremo no norte do Piauí, Ceará e oeste de Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com 36°C a 38°C, e entre 28°C e 34°C nas demais áreas.

As temperaturas mínimas também permanecem altas, variando de 24°C a 26°C em áreas do Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte do Nordeste.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Deixe um Comentário