A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, a Operação Compliance Zero, uma investigação de grande envergadura contra crimes no sistema financeiro nacional. Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos quando tentava embarcar em um jato particular rumo a Dubai supostamente para fechar negócios. A operação, que também resultou na prisão de seu sócio Augusto Lima e outras quatro pessoas, marca um momento crítico para a instituição financeira que enfrentava desconfiança do mercado desde o final do ano passado.
A operação investiga a suspeita de emissão de títulos de crédito falsos pelo Banco Master, um esquema que pode envolver bilhões de reais. Segundo a Polícia Federal, esses títulos problemáticos teriam sido vendidos ao Banco de Brasília (BRB) e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos igualmente problemáticos, sem avaliação técnica adequada. As investigações tiveram início em 2024, quando o Ministério Público Federal requisitou a investigação de possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira.
A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e vinte e cinco de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Durante as apreensões, os investigadores encontraram carros de luxo, obras de arte, relógios e R$ 1.600.000 em espécie. Os crimes investigados incluem gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.
O caso também atingiu o BRB, levando à decisão da Justiça de afastar o presidente Paulo Henrique Costa e o diretor financeiro Dario Oswaldo Garcia Júnior dos cargos. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra o presidente do BRB, embora a instituição tenha obtido posterior esclarecimento judicial informando que nenhum bem ou valor da instituição foi bloqueado, restringindo-se as medidas apenas a pessoas físicas e outras empresas investigadas. A Justiça Federal retificou decisão anterior e excluiu o banco das medidas de constrição patrimonial referentes ao bloqueio de R$ 12,2 bilhões.
A prisão de Vorcaro ocorre no dia seguinte ao anúncio da venda do Banco Master à holding financeira Fictor por 3 bilhões de reais, um negócio fechado após o Banco Central barrar previamente outro acordo: a venda do banco para o BRB. O Banco Master enfrentava questionamentos do mercado desde 2024 sobre a sustentabilidade dos elevados retornos oferecidos em seus Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), títulos garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Nesta terça-feira, o Banco Central oficializou a liquidação do Banco Master, determinando que a instituição cesse operações e passe para administração de uma empresa liquidadora nomeada pelo regulador. A corretora de câmbio do banco também foi colocada sob liquidação judicial. O BRB, por sua vez, afirmou estar operando normalmente e reiterou seu compromisso com transparência, legalidade e cumprimento das normas do sistema financeiro nacional. O governo do Distrito Federal indicou o superintendente da Caixa, Celso Eloi de Souza Cavalhero, para presidir o BRB, substituindo Paulo Henrique Costa, após aprovação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

