Home / Brasil e Mundo / Caixa conclui pagamento do Auxílio Gás de 2025 nesta terça

Caixa conclui pagamento do Auxílio Gás de 2025 nesta terça

A Caixa Econômica Federal conclui nesta terça-feira o pagamento da parcela de dezembro do Auxílio Gás, depositando R$ 110 para os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 0. O benefício, vigente até o fim de 2026, atende 4,4 milhões de famílias neste mês, graças à aprovação da Emenda Constitucional da Transição no final de 2022, que garantiu o valor integral equivalente a 100% do preço médio de um botijão de 13 kg de gás.

Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás segue o calendário do Bolsa Família, com os últimos depósitos ocorrendo até esta data para o grupo com NIS terminando em 0. Para ter direito, a família precisa estar no CadÚnico e possuir pelo menos um membro receptor do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa, em 2021, dá preferência à mulher responsável pelo lar e a vítimas de violência doméstica, priorizando famílias de baixa renda com renda per capita de até meio salário mínimo.

Os valores são creditados preferencialmente em contas Poupança Caixa ou Caixa Tem, permitindo pagamentos de contas, transferências pelo app, uso do cartão de débito em comércios, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além de saques com biometria. A seleção é mensal e automatizada, considerando atualizações recentes no CadÚnico, menor renda per capita e maior número de membros na família.

Enquanto o Auxílio Gás segue em vigor, o governo federal lançou em setembro o programa Gás do Povo, que gradualmente o substituirá. Diferente do depósito em dinheiro, as famílias retiram recargas de botijão diretamente em revendedoras credenciadas. A iniciativa visa triplicar o alcance, beneficiando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído para 1 milhão de famílias em dez capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)

Deixe um Comentário