Home / Brasil e Mundo / Câmara diz que não foi informada sobre saída de Ramagem do país

Câmara diz que não foi informada sobre saída de Ramagem do país

A Câmara dos Deputados informou nesta quinta-feira (20) que não foi comunicada sobre a saída do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) do país. A manifestação foi divulgada após o site PlatôBR revelar que Ramagem está em Miami, nos Estados Unidos, onde foi filmado entrando em um condomínio de luxo da cidade norte-americana.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade. Durante a investigação, o ministro Alexandre de Moraes proibiu sua saída do país e determinou a entrega de todos os passaportes nacionais e estrangeiros. Ainda não há informação pública sobre a devolução desses documentos.

A presidência da Câmara, atualmente exercida pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional e nem autorizou qualquer missão oficial de Ramagem no exterior. A Casa também informou que o deputado apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.

Ontem, parlamentares da bancada do PSOL-RJ pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a decretação da prisão do parlamentar. Segundo os deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone, tudo indica que Ramagem fugiu do Brasil. A suposta fuga ocorre no momento em que se aproxima o fim da tramitação da ação do golpe e a execução das penas do deputado e dos demais réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, os réus do Núcleo 1 tiveram os recursos contra a condenação negados pela Primeira Turma da Corte. Com a decisão, as defesas devem protocolar nos próximos dias os últimos recursos para evitar o cumprimento imediato das condenações.

A defesa de Ramagem informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Fonte: Agência Brasil – Matéria Original (Clique para ler)