O Vôlei Renata, de Campinas (SP), é o único representante brasileiro nas semifinais do Mundial de Clubes de vôlei masculino, que acontecem neste sábado em Belém (PA). O time paulista enfrentará o poderoso Perugia, da Itália, às 18h30, no Ginásio Guilherme Paraense, conhecido como Mangueirinho, em um duelo que promete alto nível técnico e emoção para os torcedores.
Líder da Superliga brasileira, o Vôlei Renata avançou como segundo colocado do Grupo A, somando quatro pontos com uma vitória e duas derrotas na fase de grupos. Na última partida da primeira fase, disputada na noite de quinta-feira, o time campineiro caiu por 3 sets a 0 para o Al-Rayyan, do Catar, com parciais de 25/18, 31/29 e 25/20. Apesar do tropeço, a classificação já estava garantida anteriormente, graças à derrota do Praia Clube para o Zawiercie, da Polônia. O técnico Horácio Dileo aproveitou o jogo para rodar o elenco, preservando titulares para o confronto decisivo e testando jovens como Yan, Bandini e Thiago Vaccari. O ponteiro Adriano se destacou mais uma vez, com 12 pontos todos no ataque, seguido pelo oposto Acerola, com nove.
Os outros brasileiros, Praia Clube e Cruzeiro, foram eliminados precocemente. O Praia, de Uberlândia (MG), terminou com três pontos, após perder para o Zawiercie por 3 a 0. Já o Cruzeiro, atual campeão mundial e pentacampeão da competição, caiu no Grupo B com apenas uma vitória, sucumbindo ao Perugia por 3 sets a 0 (25/19, 25/23, 25/21). O oposto Oppenkoski foi o melhor do time mineiro, com 14 pontos, mas não evitou a eliminação pela terceira vez em 13 participações.
O adversário do Vôlei Renata nas semifinais é o Sir Sicoma Monini Perugia, atual campeão europeu, que liderou o Grupo B com 100% de aproveitamento, vencendo nove dos 11 sets disputados. Comandado pelo levantador Simone Giannelli, o time italiano conta com estrelas como o central argentino Agustín Loser, o oposto tunisiano Wassim Ben Tara e o ponteiro polonês Kamil Semeniuk, todos com mais de 30 pontos na competição. É um reencontro com histórico recente: o Perugia eliminou o Cruzeiro na fase de grupos.
A outra semifinal, às 15h, coloca frente a frente o Aluron CMC Warta Zawiercie, da Polônia, líder do Grupo A com campanha invicta, e o Osaka Bluteon, do Japão. Os vencedores avançam à grande final, marcada para domingo às 18h30, enquanto os perdedores disputam o bronze às 15h, também no Mangueirinho. Disputando o Mundial pela segunda vez, o Vôlei Renata já superou sua campanha de 2022, quando terminou em sexto. A meta agora é conquistar a primeira medalha do projeto e a 14ª do Brasil na história da competição.
Líder de quadra do time campineiro, o levantador Bruno, campeão olímpico em 2016 e com títulos mundiais pela seleção, traz experiência para o desafio. O ponteiro Maurício Borges reforça a confiança: “Sabemos da força do Perugia, mas vamos com tudo. Será um belo espetáculo, e esperamos o ginásio lotado, porque jogar com essa torcida é especial”. Os jogos terão transmissão ao vivo pela VBTV, o streaming da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e também pela Cazé TV no YouTube, garantindo que os fãs acompanhem de perto a chance de glória do vôlei brasileiro.

