Nesta sexta-feira (13), a primeira noite do Carnaval em São Paulo contará com a estreia da Mocidade Unida da Mooca no grupo especial, iniciando os desfiles a partir das 23h. A Barroca Zona Sul será a última a se apresentar, começando às 5h30 de sábado (14).
Serão sete escolas desfilando na sexta e mais sete no sábado. Das 14 agremiações que passarão pelo sambódromo neste final de semana, duas serão rebaixadas após a apuração das notas, prevista para as 16h de terça-feira (17).
A Mocidade Unida da Mooca apresentará o samba “Gèlèdés – Agbara Obinrin”, homenageando o Instituto Gèlèdés, organização criada por mulheres negras para discutir questões sociais com foco na questão racial. A escola já prestou tributos a figuras negras importantes, como Abdias do Nascimento.
Nos primeiros minutos de sábado, a Colorado do Brás trará o enredo “A Bruxa está solta – Senhoras do Saber Renascem na Colorado”, usando a figura da bruxa para abordar temas de solidariedade, rebeldia e força femininas.
A Dragões da Real, sexta colocada no ano anterior, apresentará “Guerreiras Icamiabas – Uma Lendária História de Força e Resistência”, inspirando-se nos povos nativos e na resistência indígena.
A Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã de 2025, cantará sobre reforma agrária e agricultura no samba “Plantar para Colher e Alimentar”.
A Rosas de Ouro abordará o espaço em “Escrito nas Estrelas”, misturando big-bang, astronomia e astrologia. A escola, punida por falta de documentos, começará com meio ponto a menos.
A Vai-Vai, mais antiga entre as agremiações da elite paulistana, trará o tema “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, inspirado na memória de operários imigrantes e no cinema paulista.
Fechando a noite, a Barroca Zona Sul apresentará “Oro Mi Maió OXUM”, homenageando o orixá das águas doces.
Para quem vai ao Anhembi, o transporte público estará disponível com linhas de ônibus especiais partindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Há também opções de estacionamento e táxis nas proximidades.
É permitido entrar no sambódromo com mochila, capa de chuva e bandeira sem mastro, além de alimentos não perecíveis, com limite de três itens por pessoa. O local tem restrições para ambulantes e proíbe objetos que possam machucar, como garrafas rígidas e guarda-chuvas.
