O domingo de carnaval no Distrito Federal promete movimentar a capital com uma programação que celebra a diversidade cultural. Neste ano, 73 blocos estão no circuito carnavalesco, oferecendo opções variadas para os foliões.
Para os que preferem estruturas fixas, três pontos principais no Plano Piloto estarão ativos durante todo o feriado. A Gran Folia 2026 acontece na Esplanada dos Ministérios, das 16h à 01h. A Plataforma Monumental, no Museu Nacional da República, garante festa das 13h às 21h. Já o Setor Carnavalesco Sul, conhecido como Brasília em Folia, ocupa as quadras 3 e 5 do Setor Comercial Sul e a Via S2, funcionando das 10h às 22h.
No Museu Nacional, o Bloco das Montadas, uma das vitrines da cultura drag e LGBTQIA+, atrai milhares com performances e música pop das 13h às 21h. O Bloco dos Raparigueiros, um dos mais tradicionais da capital, levará o axé para a Esplanada dos Ministérios a partir das 16h.
Para quem busca sonoridades mais rústicas e poéticas, o Ventoinha de Canudo, com pífanos e percussão, se concentra na 201 Norte às 16h, percorrendo o icônico túnel da tesourinha. Fora do Plano Piloto, o grupo afro percussivo Àsè Dúdú se apresenta no Estacionamento 2 do Taguaparque das 16h às 23h.
As crianças também têm opções variadas neste domingo. O Baratinha, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, ocorre das 13h às 20h com o lema ‘A Criança Longe das Drogas’. O Carnapati, no Setor Bancário Sul, é promovido pela companhia teatral Mapati das 10h às 18h. Já o Eminha Kids acontece no Recanto das Emas, na Praça da Bíblia, das 9h às 14h.
