A cidade do Guarujá, localizada na Baixada Santista, enfrentou fortes chuvas na madrugada e manhã desta quinta-feira (5). De acordo com a Defesa Civil estadual, um deslizamento ocorreu na Viela São Cristóvão, atingindo três casas que já haviam sido desocupadas preventivamente.
Os 12 desabrigados foram encaminhados para a Associação de Moradores do bairro. Não há registros de feridos ou pessoas desaparecidas.
A Defesa Civil municipal iniciou o dia em alerta, registrando um acumulado de 122 milímetros de chuva, sendo 108 mm concentrados em três horas pela manhã. A cidade apresentava vários pontos de alagamento no início da tarde, dificultando o trânsito. Segundo a prefeitura, o município está em estado de atenção.
A sirene de alerta foi acionada na Escola Municipal Sérgio Pereira, próxima ao Morro da Barreira do João Guarda, e os núcleos locais de Defesa Civil orientaram os moradores a deixarem suas residências e permanecerem nos abrigos até que o risco de deslizamento seja eliminado. O acionamento da sirene ocorre quando a chuva ultrapassa 45 mm a 50 mm em uma hora.
Foram disponibilizados locais de apoio, incluindo a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, Escola Municipal Herbert Henry Dow, Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, Escola Estadual Paulo Clemente Santini e o N.E.I.M. Agripina Alves de Barros.
Além disso, foi registrado um deslizamento de terra no Morro do Engenho, no bairro Vila Baiana, em uma área não habitada.
