Com 18%, Cícero Lucena lidera intenções de voto na capital. Entenda os números

O instituto IBOPE divulgou na noite desta segunda (05), sua pesquisa de intenções de votos em João Pessoa.

Em primeiro lugar, liderando as intenções de voto na capital, está Cícero Lucena, com 18% dos votos válidos, seguido por Nilvan Ferreira, com 15%, Ricardo Coutinho com 12% e Wallber Virgolino com 10%.

Logo abaixo estão Ruy Carneiro, com 7%, Edilma Freire com 5%, Raoni Mendes com 2% e Anísio Maia do PT e João Almeida do Solidariedade, empatados com 1% dos votos válidos.

Apesar dos números estarem muito próximos, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais, é possível afirmar que Cícero Lucena abre uma leve vantagem na disputa.

Oscilando entre 22% e 14%, Cícero tem sua intenção máxima fora da zona de empate com Nilvan Ferreira, que oscila entre 19% e 11%.

Edilma Freire

A candidata do PV, Edilma Freire, foi o destaque negativo deste primeiro levantamento de intenções de voto na capital.

Com um intenção de votos de apenas 5%, a candidata do prefeito Luciano Cartaxo, já levanta dúvidas sobre a capacidade de transferências de votos do seu cunhado e sua viabilidade eleitoral, em detrimento de outros quadros disponíveis à época, no Partido Verde.

Rejeição

Ricardo

Chamou atenção a rejeição recorde do ex-governador Ricardo Coutinho, com 43% dos entrevistados rejeitando intenção de voto no candidato do PSB.

Quanto mais elevada a rejeição, mais difícil conquistar e manter eleitores. O ex-governador já pode estar no seu teto de votos.

Ricardo saiu do governo em 2018, após 8 anos no Palácio da Redenção.

Envolto em denúncias de corrupção e desvios de recursos na educação e na saúde, no âmbito das investigações da operação calvário, o ex-governador chegou inclusive a ser preso preventivamente, tendo posteriormente sua prisão substituída por uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o Estado e recolhimento noturno entre as 22h e as 06h, o que o tem impedido de participar dos debates nas TV’s, entre os candidatos.

Nilvan Ferreira

Candidato de primeira viagem, Nilvan apresentou neste levantamento uma rejeição de 16%, bem elevada se considerado que o candidato nunca exerceu cargos eletivos ou públicos. Ao que parece o eleitor duvida da capacidade de Nilvan colocar em prática suas promessas. Que são muitas.

Indecisos/Brancos/Nulos

Sem dúvida será uma eleição disputada voto a voto, onde não existe, possibilidade de vitória no 1° turno.

Com 28% dos eleitores declarando estarem indecisos ou que irão votar em branco ou nulo, todos os candidatos ainda tem chance de virar o jogo e passar ao 2° turno.

Serão as propostas e a capacidade de realizá-las que farão a diferença na escolha do eleitor.

Redação NEGOPB